Gabriel Augusto Amaral Correia, de 15 anos, estudante do 9º ano na EMEF Dr. João Gilberto Sampaio, é o autor do jogo de tabuleiro "Andando pelo Brasil".
O jogo, totalmente artesanal, foi desenvolvido com base em conteúdos escolares e tem como objetivo tornar o aprendizado de disciplinas como geografia, matemática, inglês e história mais divertido e interativo.
Gabriel, que tem autismo e síndrome de Klinefelter, contou com o suporte da professora Ana Maria Verucci Cunha, do Atendimento Educacional Especializado, e do professor de matemática Luiz Rodolfo Kusuki para concretizar o projeto.
Inspirado nos jogos pedagógicos usados em sala, Gabriel demonstrou talento para adaptar regras e criar novas dinâmicas. "Andando pelo Brasil" é composto por um tabuleiro com o mapa do país e seus biomas, dois dados, quatro pinos e cartas com perguntas e regras que desafiam os jogadores a aprender sobre a fauna, flora e outras características regionais.
As partidas já foram testadas e aprovadas pelos colegas de Gabriel, com regras que permitem avançar ou recuar no jogo conforme as respostas. Indicado para crianças a partir de 6 anos, o jogo pode ser jogado por até quatro participantes.
Gabriel estará na Feira do Livro de Ribeirão Preto no dia 19 de agosto, às 14h, no estande da Prefeitura, onde apresentará o jogo ao público e participará de partidas com visitantes.