Estudantes da ETEC apresentam projetos para requalificar espaços públicos de Ribeirão Preto

Entre as iniciativas estão a requalificação do Parque Lagoa do Saibro, com soluções voltadas à preservação ambiental

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Estudantes da ETEC apresentam projetos para requalificar espaços públicos de Ribeirão Preto

Alunos da ETEC José Martiminiano da Silva apresentaram à Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria de Ribeirão Preto projetos técnicos voltados à recuperação e à qualificação de áreas públicas da cidade. As propostas foram entregues à equipe técnica da pasta, que fará a análise para verificar a viabilidade de aproveitamento em futuras intervenções.

Entre as iniciativas estão a requalificação do Parque Lagoa do Saibro, com soluções voltadas à preservação ambiental de uma área considerada importante para a recarga do Aquífero Guarani, e o projeto de transformação de um espaço no bairro Parque Ribeirão Preto em uma praça-parque, com novos equipamentos de lazer e convivência para a comunidade local.

A secretária Juliana Ogawa ressaltou a importância do envolvimento dos estudantes na discussão sobre desafios urbanos e a preparação para atuar tanto no setor público quanto no privado. Segundo ela, trabalhos desse tipo estimulam o olhar crítico dos jovens e podem subsidiar políticas públicas. Os projetos foram desenvolvidos no âmbito do programa internacional “Nós Propomos! Cidadania e inovação na educação geográfica”, coordenado pelo professor Sérgio Claudino, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, e em parceria com o Grupo de Estudos da Localidade (ELO) da USP.

As propostas foram elaboradas por alunas dos cursos técnicos em Administração e Design de Interiores, sob orientação do professor Odair Ribeiro de Carvalho Filho e com apoio da equipe pedagógica da ETEC. A Prefeitura informou que vem intensificando ações de limpeza, zeladoria e revitalização na cidade e que as ideias apresentadas pelos estudantes poderão orientar intervenções futuras.