Desde o último sábado (12), cerca de 100 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, entre municipais e estaduais, estão participando de um acampamento na EMEF Virgílio Salata, em Ribeirão Preto.

A atividade faz parte do Projeto “Era uma vez… Brasil”, que promove oficinas de audiovisual e vivências culturais indígenas e afro-brasileiras. Os estudantes estão acampados no local, onde também se alimentam, e seguem com as atividades até sexta-feira (18).

O projeto, iniciado em 2016, tem como objetivo proporcionar uma imersão na história do Brasil, estimulando o protagonismo juvenil e uma análise crítica sobre a formação do país, sempre em parceria com lideranças indígenas e quilombolas locais.

Esta etapa atual, chamada de “Campus”, funciona como uma seletiva para definir os alunos que participarão de um intercâmbio histórico-cultural em Portugal, previsto para novembro. A divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 7 de agosto, no Teatro Municipal, ocasião em que serão exibidos os documentários produzidos durante o acampamento.

O projeto será concluído em dezembro, com os estudantes promovendo intervenções educativas e culturais em suas comunidades, baseadas nas experiências vividas ao longo da iniciativa.

O “Era uma vez… Brasil” é realizado pela Origem Produções em parceria com o Ministério da Cultura, contando com patrocínio de empresas locais e abrangendo 15 cidades em sua 9ª temporada, incluindo Ribeirão Preto e outras oito cidades do Estado de São Paulo.

O secretário da Educação, Valdir Martins, ressaltou a importância da ação: “É uma oportunidade única de aprendizado fora da sala de aula, que valoriza nossas raízes e amplia os horizontes dos nossos alunos. Projetos como esse mostram o quanto a educação pode transformar vidas.”