Alunos do 2º ano da Escola Municipal Coronel Vaz e do 1º ano de uma escola particular de Jaboticabal realizaram, em ação promovida pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) por meio do projeto Cidade + Verde, o plantio de mudas na Praça Joaquim Batista (Praça da Fonte).

A atividade ocorreu em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, e contou também com a presença da Organização Cultural e Ambiental (ONG OCA), representada por Floripes da Silv.

Foram colocadas no solo espécies variadas, entre elas ipês (roxo, verde, rosa, branco e amarelo), pau-mulato, pau-brasil, sapucaia, olho-de-cabra, jacarandá-mimoso, peroba-rosa e cedro-do-pará.

Antes do plantio, a bióloga da SAAMA, Ana Paula Souto, orientou os estudantes sobre os benefícios das árvores para a qualidade do ar e o equilíbrio ambiental, além de explicar os cuidados necessários para garantir o desenvolvimento das mudas.

Segundo a secretaria, o projeto Cidade + Verde já havia implantado cerca de 400 mudas em pontos públicos do município ao longo de 2025 e distribuído mais de 2 mil mudas para moradores, como forma de incentivar a arborização e o engajamento da comunidade.

Moradores interessados em retirar mudas devem pegar uma requisição presencialmente no Centro de Educação Ambiental (CEA), na Rua Gonçalves Ledo, 165, Jardim Santa Rita, ou na SAAMA, na Rua Glycia Pedroso Fenerich, 147, Jardim das Rosas. O atendimento em ambos os locais é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.