A Prefeitura de Ribeirão Preto realiza na manhã desta sexta-feira (14) um café da manhã de despedida para os alunos e professores que embarcam rumo a Portugal para participar do intercâmbio do Projeto Era uma vez… Brasil. O encontro está marcado para as 10h na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde serão entregues kits personalizados aos selecionados antes do deslocamento ao Aeroporto de Campinas.
Ao todo, 21 participantes integrarão a delegação: oito estudantes e um professor da rede municipal, dois jovens da rede estadual, dois representantes da Fundação Educandário e alunos vindos das cidades de Serrana e Brodowski, além dos monitores do projeto. Depois da confraternização, o grupo seguirá para o aeroporto e, em seguida, para a Europa.
A programação em Portugal terá duração de 10 dias e inclui visitas a museus, centros culturais, escolas locais e pontos históricos como a Torre do Tombo e os palácios de Mafra e Queluz. Para vários participantes será a primeira viagem de avião e o primeiro contato com o mar, experiências que integram a proposta de ampliar o conhecimento sobre os vínculos históricos entre Brasil e Portugal.
A participação dos jovens de Ribeirão Preto foi garantida após as etapas nacionais do projeto, destacando-se a semana de imersão realizada em julho na EMEF Virgílio Salata, quando os estudantes participaram de oficinas e produziram curtas-metragens que colaboraram para a seleção final.
Responsáveis pelo projeto e pela Secretaria de Educação afirmaram que a viagem representa a culminância de um processo formativo que vai além da sala de aula e valoriza o esforço dos estudantes e professores. O retorno do grupo ao país está previsto para 24 de novembro. Em dezembro, os participantes promoverão atividades educativas e culturais nas comunidades locais para compartilhar as experiências e os conhecimentos adquiridos durante o intercâmbio.
O Projeto Era uma vez… Brasil é realizado pela Origem Produções com apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, patrocínio empresarial e incentivos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.