Dois alunos de arquitetura da Unaerp, em Ribeirão Preto, foram anunciados como vencedores da 18ª edição do Concurso do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e representarão o país no 18º Concurso Alacero de Diseño en Acero 2025, que será realizado em Cartagena das Índias, Colômbia, nos dias 11 e 12 de novembro.
Vanor Simões Neto e Maria Luisa Tomiatti Quintino receberam a premiação nacional que incluiu R$ 10 mil, publicações e inscrições em cursos do CBCA.Os estudantes foram orientados pelos professores Wellington de Oliveira Pereira e Ricardo Adriano Martoni Pereira Gomes.
A proposta vencedora partiu do tema “Vida de Ecossistemas Terrestres” (ODS 15) e teve como estudo de caso o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí. Segundo a equipe, o projeto identifica o corredor ecológico Capivara–Confusões como área crítica afetada por pressões antrópicas e propõe o “Hospital do Solo”, equipamento localizado na comunidade Nova Zabelê, ao sudoeste do parque.
O Hospital do Solo foi idealizado para atuar na restauração de áreas degradadas e no combate à desertificação da Caatinga, articulando pesquisa científica e saberes tradicionais da população local. O equipamento prevê viveiro para produção de mudas, campanhas de reflorestamento e práticas agroflorestais, além de ações de educação ambiental e capacitação comunitária.
Em termos de infraestrutura, os autores propuseram soluções sustentáveis, energia solar, compostagem, reuso de água e sistema de tratamento de esgoto, para tornar o edifício autossuficiente e transferir excedentes para famílias da região.
O local escolhido para o projeto foi destacado pela estratégia de acesso: fica próximo à rodovia PI-140, à Guarita Vermelha e à 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental, o que facilitaria a visitação de pesquisadores e a articulação institucional.
A competição nacional contou com 257 inscritos de 47 universidades em 13 estados; o segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com equipes da Universidade Federal do Paraná e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Duas menções honrosas foram concedidas a trabalhos da UFRN e do Mackenzie.
A comissão avaliadora reuniu representantes da Asbea, IAB, ABECE e profissionais ligados ao CBCA.
Em novembro, Vanor e Maria Luisa vão apresentar o projeto internacionalmente em Cartagena, onde disputarão a etapa latino-americana‑americana do concurso.