Estudantes do ensino fundamental participam do projeto “Na Pista Certa” na região Norte

Ao todo, 1.045 alunos deverão participar até sexta-feira, dia 6 de outubro, da atividade na Estação Cidadania-Esporte

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Estudantes do ensino fundamental participam do projeto “Na Pista Certa” na região Norte

Ao todo, 1.045 alunos deverão participar até sexta-feira, dia 6 de outubro, da atividade na Estação Cidadania-Esporte

Com o apoio do Siga Consciente, programa de educação para o trânsito da RP Mobi, o Projeto “Na Pista Certa” da Fundação Mapfre chegou a Ribeirão Preto para compartilhar aprendizado sobre trânsito e segurança. Nesta semana, escolas de ensino fundamental das redes municipal e estadual de ensino participarão do circuito, que permanecerá montado até a próxima sexta-feira, dia 6 de outubro, na Estação Cidadania-Esporte, no Jardim Alexandre Balbo, na zona Norte. A previsão é que 1.045 alunos sejam atendidos pela ação na cidade.

Nesta iniciativa, os alunos visitam e interagem em uma minicidade personalizada pela Fundação Mapfre com maquetes de prédios públicos, residências e comerciais sob uma estrutura montada no ginásio coberto do complexo esportivo. A atividade conta também com o auxílio de uma carreta temática da fundação e também com o Educamóvel da RP Mobi (ônibus itinerante de educação para o trânsito). Ainda, os alunos têm a oportunidade de conhecer o mascote dos Agentes de Trânsito, garantindo a alegria da garotada.

Antes de conhecer e utilizar a minicidade móvel seja com bicicletas ou como pedestres, os alunos receberam instruções básicas sobre o trânsito. Os temas de destaque foram os cuidados que as crianças devem ter com as vias de tráfego e como a garotada pode relembrar os pais sobre a importância do uso do cinto de segurança e do capacete.

O departamento de educação de trânsito da RP Mobi informa que as crianças são multiplicadoras de conhecimento. Segundo os profissionais de pedagogia da empresa, o que a garotada aprende nas atividades tende a ser compartilhado com os familiares e na escola. “Como pedestre, a criança entende que deve andar na calçada e atravessar na faixa. Como passageira, a criança aprende que deve usar o cinto de segurança”, relatam os funcionários.

As instituições atendidas em Ribeirão Preto por esse circuito são as seguintes: Emef Nelson Machado, Emef Sebastião de Aguiar e a Escola Estadual Luiz Rodini.

Foco na segurança viária

O projeto “Na Pista Certa” visa estabelecer o contato direto entre a Fundação Mapfre e o público infantil para a transmissão de conceitos e orientações sobre segurança viária. Com esse propósito, o projeto define a criação de um espaço cenográfico, com estrutura modular e itinerante, no qual monitores devidamente treinados apresentam conteúdos que os participantes assimilam e vivenciam imediatamente por meio de atividades lúdicas e pedagógicas. Oferece ao público infantil um cenário, cuja área ocupa o equivalente a uma quadra poli esportiva, onde as crianças vivenciam, também de maneira lúdica e pedagógica, orientações e conceitos sobre segurança viária. Desde 2007, a caravana do projeto se aproxima de várias cidades do país, onde uma série de elementos é montada para simular uma cidade com ruas, edifícios e sinalizações de trânsito.