O ex-presidente do Comercial, Ademir Chiari, morreu nesta quinta-feira (1º), em Ribeirão Preto. Familiares informaram que Chiari estava internado desde quarta-feira com quadro de pneumonia, agravado por condições de saúde preexistentes. Ele tinha 71 anos e enfrentava câncer de pele; também havia passado por transplante renal após longo tratamento.
Chiari comandou o clube entre 2017 e 2023 e foi reconhecido pela participação na reconstrução do Leão do Norte, contribuindo para dois acessos seguidos no Campeonato Paulista, da Série A4 até a Série A2. Em setembro de 2024, ele se engajou em campanha de doação de órgãos promovida pelo Comercial em parceria com o Botafogo-SP, movimento motivado por sua experiência com o transplante.
Em abril de 2025, Ademir solicitou afastamento das atividades do clube para dar sequência ao tratamento de saúde. O atual presidente do Comercial, Antônio Carlos Campanelli, decretou luto oficial de três dias e destacou a relevância do ex-dirigente para a instituição: Chiari foi descrito como um apaixonado pelo clube e importante para a comunidade local. O Botafogo-SP também manifestou solidariedade nas redes sociais.
O Comercial informou que, além do luto oficial, a equipe entrará em campo com faixas pretas no uniforme na partida de estreia pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, marcada para 3 de janeiro.