Exposição no Santa Úrsula celebra trajetória e resistência do artista popular Macalé

Natural de Orlândia e radicado em Ribeirão Preto, Macalé começou a expor na década de 1970, na feira da Praça XV

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Exposição no Santa Úrsula celebra trajetória e resistência do artista popular Macalé

Aberta ao público, a exposição “85 anos de idade, 51 anos de Resistência” reúne obras de Jaime Domingos Cruz, conhecido como Macalé, e traça um panorama da produção de um dos nomes mais representativos da arte popular ribeirão-pretana.

A mostra, organizada pela ADDA em parceria com o Shopping Santa Úrsula e com curadoria de Leila Costa Quaglio e Márcia do Amaral Cruz, filha do artista, destaca a combinação entre sensibilidade e força expressiva presente nas pinturas e gravuras do autor.

Natural de Orlândia e radicado em Ribeirão Preto, Macalé começou a expor na década de 1970, na feira da Praça XV. Autodidata, ele conciliou trabalhos braçais com a criação artística, desenvolvendo uma obra marcada pelo vínculo com o cotidiano, a natureza e a vivência nas periferias. Temas como preservação ambiental, infância nas ruas e a valorização da cultura afro-brasileira aparecem com frequência, sempre permeados por um discurso de resistência e esperança.

A iniciativa conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, que ressaltou a importância de dar visibilidade a artistas locais e ampliar o acesso à cultura. A mostra segue em cartaz até 9 de dezembro, na Galeria ADDA, no 1º piso do Shopping Santa Úrsula.