Veículos possuem maior capacidade de transporte para circular nos corredores exclusivos
Fotos: Divulgação
A Prefeitura de Ribeirão Preto esteve representada pela diretoria da RP Mobi, nesta quarta-feira, 5 de junho, em Caxias do Sul (RS), em uma das fábricas responsáveis por parte da nova frota de ônibus novos do transporte coletivo. Ao todo, serão 54 novos ônibus de maior capacidade de transporte para circular nos corredores exclusivos.
Conforme exigido pelo prefeito Duarte Nogueira, os novos ônibus que estão sendo produzidos são do modelo Padron, com mais espaço para o transporte de passageiros, além de serem totalmente acessíveis, com elevadores automáticos, poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de box para cadeirantes e pessoa com deficiência visual.
Itens de tecnologia embarcada como tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e sistema wi-fi, compõem os novos ônibus. Também contam com suspensão pneumática e o sistema que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica dos veículos, garantindo uma viagem segura aos passageiros.
Com essa renovação, em 2024, Ribeirão Preto passará a ter toda a frota de ônibus com o sistema Euro 6 (tecnologia que reduz a emissão de poluentes). De padrão europeia, essa tecnologia sustentável adotada nestes novos veículos será tanto na parte dianteira quanto na traseira dos ônibus, o que contribuirá ainda mais para a diminuição do nível de emissão de poluentes nas ruas e avenidas.
“Vistoriamos todos os veículos que em breve estarão rodando nas ruas de Ribeirão Preto. Esses ônibus possuem de série, ar-condicionado, internet a bordo, entrada USB para carregar celular, além de contar com a transmissão automática que facilita tanto pelo motorista quanto para o passageiro e também o benefício da catraca dupla, garantindo um embarque com maior agilidade. Ainda, vale destacar que estes carros possuem o vidro colado que mantêm a climatização do ar-condicionado aumentando mais o conforto para os usuários”, afirma o superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli.
A nova frota integrará o programa Ribeirão Mobilidade, que é composto por asfalto novo, corredores de ônibus, sinalização inteligente entre outras intervenções urbanas. A troca da frota é parte das exigências no contrato firmado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e o consórcio PróUrbano.