Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto seleciona voluntárias para dois estudos com ayahuasca e cetamina

As equipes responsáveis pelos ensaios deverão fornecer informações completas sobre o protocolo, possíveis riscos e critérios de inclusão antes da participação.

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto seleciona voluntárias para dois estudos com ayahuasca e cetamina

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP está recrutando voluntárias para dois estudos clínicos que investigam os efeitos da ayahuasca e da cetamina. As pesquisas, conduzidas pela unidade local, procuram mulheres da região de Ribeirão Preto para participar das avaliações.

Um dos estudos vai analisar como a administração de ayahuasca ou cetamina influencia o ciclo menstrual e os sintomas de tensão pré-menstrual (TPM). Podem se inscrever mulheres saudáveis, com ciclo menstrual regular, entre 18 e 45 anos, que não usem medicamentos psicotrópicos nem contraceptivos orais hormonais de uso contínuo.

O segundo estudo tem foco na percepção corporal e na autoimagem após a administração das mesmas substâncias. Nesta pesquisa, a faixa etária aceita é mais ampla: mulheres de 18 a 60 anos, desde que em bom estado geral de saúde e sem uso de medicamentos psicoativos.

Em ambos os estudos é requisito residir em Ribeirão Preto ou região. As interessadas devem entrar em contato por e-mail: para o estudo sobre ciclo menstrual, enviar mensagem para tainibellucci@gmail.com; para o estudo sobre percepção corporal e autoimagem, o contato é carolinecarvg@gmail.com.

A ayahuasca é uma bebida preparada a partir de Psychotria viridis (chacrona) e Banisteriopsis caapi (jagube ou mariri). A cetamina é um anestésico que também é estudado em contextos psiquiátricos e neurocientíficos. As equipes responsáveis pelos ensaios deverão fornecer informações completas sobre o protocolo, possíveis riscos e critérios de inclusão antes da participação.