Falta de vacinas antirrábicas leva Sertãozinho a suspender campanhas até abril

De acordo com o Instituto Pasteur, que presta orientação técnica aos municípios, novas remessas da vacina antirrábica (VARC) só deverão ser liberadas em abril de 2026

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Falta de vacinas antirrábicas leva Sertãozinho a suspender campanhas até abril

A Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho anunciou a suspensão temporária da vacinação antirrábica de rotina para cães e gatos por falta de insumo. Segundo o Núcleo de Controle de Vetores e Zoonoses, o desabastecimento decorre de atrasos no processo de compra conduzido pelo Ministério da Saúde, que afetaram a distribuição estadual do imunizante.

De acordo com o Instituto Pasteur, que presta orientação técnica aos municípios, novas remessas da vacina antirrábica (VARC) só deverão ser liberadas em abril de 2026. Até lá, a Prefeitura recomenda interromper as aplicações de rotina e cancelar novos agendamentos até que o lote chegue e a campanha possa ser retomada com segurança.

A administração municipal informou que manterá a população informada sobre a chegada das doses e sobre a reorganização das ações de imunização. Donos de animais que tiverem dúvidas podem procurar o Núcleo de Controle de Vetores e Zoonoses para orientações sobre prevenção e manejo enquanto durar a paralisação das vacinações.