A família de um idoso de 88 anos de Pitangueiras registrou boletim de ocorrência em Ribeirão Preto na manhã de 16 de fevereiro de 2026 por causa da falta de ar-condicionado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas. O paciente havia sido transferido para a capital regional após fratura no fêmur e, segundo a família, estava internado na UTI quando os aparelhos deixaram de funcionar.
De acordo com uma das filhas, funcionários e acompanhantes relataram que o sistema de refrigeração dos leitos estava com problemas há cerca de quatro dias e que o idoso chegou a ser visto suando durante visita. Familiares disseram ainda que outros pacientes idosos internados na unidade também teriam sido afetados, agravando a preocupação com o estado de saúde deles.
Ao procurar esclarecimentos no hospital na manhã desta segunda-feira, a mulher afirmou não ter encontrado responsável disponível para prestar informações, o que motivou a ida à delegacia para formalizar a denúncia.
Em nota enviada à imprensa, o Hospital das Clínicas informou que a interrupção no funcionamento do ar-condicionado foi decorrente de uma parada programada nos equipamentos e que a situação já estava em processo de normalização. A instituição acrescentou que, por volta das 12h30 do mesmo dia, o sistema havia voltado a operar.
O caso segue registrado na Polícia Civil de Ribeirão Preto. Familiares afirmaram que acompanharão a evolução do quadro do idoso e aguardam providências da administração do hospital.