Feira do Livro de Ribeirão Preto homenageia Ignácio de Loyola Brandão pelos 60 anos de carreira

A 24ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que ocorrerá de 15 a 24 de agosto de 2025, reservou uma programação especial para celebrar os 60 anos de trajetória literária do escritor Ignácio de Loyola Brandão

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Feira do Livro de Ribeirão Preto homenageia Ignácio de Loyola Brandão pelos 60 anos de carreira

A 24ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que ocorrerá de 15 a 24 de agosto de 2025, reservou uma programação especial para celebrar os 60 anos de trajetória literária do escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Considerado uma figura emblemática da literatura brasileira, Loyola receberá uma homenagem que inclui exposição, espetáculo teatral e participação em debate, todos gratuitos e abertos ao público.

Na Esplanada do Theatro Pedro II, o espaço Ambient de Leitura abrigará a mostra "Entre Distopias e Delicadezas", reunindo fotos, textos, livros, desenhos e objetos pessoais do autor. Entre os itens expostos estão um globo terrestre destacando os países onde suas obras foram traduzidas, cadernetas de anotações e um caderno de caligrafia que remete à sua infância.

Complementando a homenagem, a Cia Dois Palitos apresentará o espetáculo infantojuvenil "Encaramiloyola", inspirado em quatro livros de Loyola Brandão e que mescla literatura, música e teatro. As apresentações acontecerão nos dias 21 de agosto, às 9h30 no Teatro Auxiliadora, e 22 de agosto, às 14h30 na sala principal do Theatro Pedro II. A participação de escolas é gratuita mediante agendamento prévio.

No dia 23 de agosto, às 14h30, o escritor participará de uma sessão especial do Salão de Ideias no auditório Meira Júnior, acompanhado do documentarista André Brandão, seu filho. O encontro abordará temas que também inspiraram o documentário "Não Sei Viver Sem Palavras", dirigido por André e baseado na vida e obra de Loyola, membro da Academia Brasileira de Letras.

Adriana Silva, curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, destaca a importância da homenagem: "Celebramos uma carreira que registrou absurdos cotidianos, projetou futuros e reconstruiu memórias com humor, lucidez e lirismo. Loyola é um parceiro da Fundação e presença constante na feira desde seu início, sempre renovando sua contribuição para a literatura brasileira."

Nascido em Araraquara, Loyola Brandão é autor de mais de 40 livros e vencedor de cinco Prêmios Jabuti, com obras traduzidas em diversos idiomas. Aos 88 anos, mantém sua produção literária ativa, consolidando-se como uma voz fundamental da literatura nacional contemporânea.