Prefeitura de Ribeirão Preto terá estande com inúmeras atividades gratuitas que serão realizadas durante a Feira, entre os dias 12 e 20 de agosto
Foto: Prefeitura/CCS
Produtores culturais, artistas, autores, representantes da administração municipal, empresários, jornalistas, educadores, entidades culturais, intelectuais e amantes da literatura lotaram o auditório do Sesc Ribeirão, na manhã desta quarta-feira, 19 de julho. Cerca de 200 pessoas foram conferir as novidades da 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11, a partir das 19h, no Theatro Pedro II.
Além de um cerimonial marcado por referências artísticas, a plateia foi surpreendida com uma contação de histórias com Lorena Ramos, que trouxe a poética, a expressividade e a temática da ancestralidade como entonação de sua performance. Durante a apresentação, o público recebeu o kit da FIL, contendo uma boneca Abayomi, um livreto com referência à obra Cidadão de Papel de Gilberto Dimenstein e fitas com frases de Gilberto Gil.
“Nosso compromisso é com a população, com a sociedade. O artista é a ponte, mas o resultado final precisa impactar diretamente na transformação e melhora da qualidade de vida das pessoas, que só conseguimos realizar através de eventos como a Feira do Livro, que fortalece nosso município e nossa gente, através de políticas públicas para a cultura”, comentou o secretário da cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Pedro Leão.
Na abertura, a curadora da FIL, Adriana Silva, expressou que a data de lançamento da programação é sempre muito celebrada. “Quando chegamos aqui, fechamos um ciclo muito importante para a organização da feira. Não é uma trajetória fácil: definir o tema, escolher a data, aprovar os projetos, renovar as parcerias, propor uma programação, fazer os convites, validar e lançar. Resumindo parece um longo trajeto, imaginem na prática. Mas, felizmente para todos nós, a cada ano aprimoramos”.
Na sequência, a presidente da Fundação, Dulce Neves, ressaltou que cada edição da FIL tem a sua própria história. “Colecionamos narrativas que nos fortalecem enquanto entidade e enquanto gestores culturais. Olhar para trás é muito saudável porque explica o nosso processo de aprendizagem”. O vice-presidente da Fundação, Edgard de Castro, mencionou que, começar uma nova feira é sempre uma alegria. Ele registrou um agradecimento especial ao Sesc, instituição cultural parceira da feira. “Essa aproximação entre as duas instituições elevou o nível da nossa festa literária”.
O cerimonial destacou ainda a força e potência dos homenageados desta edição: o cantor e compositor Gilberto Gil; o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein (in memoriam); as escritoras Stella Maris Rezende e Luiza Romão, e a professora Madelaine Pires, além do patrono Danilo Santos de Miranda, filósofo, sociólogo e diretor regional do Sesc para o Estado de São Paulo. “Há 16 anos escolhi Ribeirão Preto para morar. Passei por diversas escolas e tenho gratidão a todas. Mas, hoje, em especial agradeço à Fundação Educandário. Estou muito feliz e essa feira vai ser ímpar na minha vida”, comentou a professora homenageada Madelaine Pires.
Estiveram presentes o secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata, representando o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; Pedro Leão, secretário da Cultura e Turismo; Paulo Eduardo Arruda, gerente regional do Sebrae-SP; os ex-patronos, o advogado Brasil Salomão e o empresário Paulo Roberto Oliveira, entre outras autoridades e representantes de diversas instituições.
Estande da Prefeitura
Em 2022, a Prefeitura de Ribeirão Preto participou com um estande que contou com inúmeras atividades gratuitas durante a realização do evento. As secretarias municipais da Educação, Cultura e Turismo, Saerp, Meio Ambiente e Instituto do Livro receberam a população com uma programação especial, com distribuição de mudas, oficinas de reciclagem, intervenções culturais, palestras sobre o uso consciente da água, apresentações de música, dança e atividades educativas foram algumas das atividades desenvolvidas.
Vitrine de referências
A 22ª FIL traz a Sessão Premiados – encontros do público com autores que têm obras reconhecidas pelos mais importantes prêmios literários brasileiros. A autora local homenageada Luiza Romão é um dos nomes desta lista selecionada – ganhadora do Prêmio Jabuti como Livro do Ano em 2022. Também participam: Ana Paula Maia, vencedora do Prêmio São Paulo; Micheliny Verunschk, ganhadora de um Jabuti e um prêmio Oceanos; os autores Tobias Carvalho, Tonio Caetano e Marta Barcellos representando o Prêmio Sesc de Literatura e Ignácio de Loyola Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e detentor do Prêmio Juca Pato, além de seis prêmios Jabutis em sua trajetória de escritor e o maior dos prêmios nacionais, o Machado de Assis.
As participações do escritor moçambicano Mia Couto e das escritoras Velia Vidal (colombiana) e Selva Almada (argentina) destacam o perfil internacional do evento. Cada um deles estará em conferências específicas, interagindo com a plateia sobre temas que vão da experiência pessoal com a carreira literária a questões como a interface da literatura com outras linguagens artísticas e a produção latinoamericana. Duas conferências prometem movimentar a FIL: “Um canto de luta e resistência”, com a atriz e cantora Zezé Motta, um dos mais importantes e emblemáticos nomes da arte brasileira; bem como Rita Von Hunty, persona drag do ator e professor ribeirão-pretano Guilherme Terreri, criador do canal Tempero Drag no YouTube.
Outros nomes de referência na cena literária estarão presentes em momentos da feira como Djamila Ribeiro, Aline Bei, Sérgio Vaz, Bruna Beber, o empreendedor social Preto Zezé e a chef gastronômica Bela Gil, que faz o lançamento de “Quem vai fazer essa comida? Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável”, seu novo livro, com mediação de Sidarta Ribeiro, entre outros.
O principal palco é o do Theatro Pedro II, localizado no histórico Quarteirão Paulista. É ali que acontecem os shows “Pra gente acordar”, com Gilsons e “Belezas são coisas acesas por dentro”, com Filipe Catto; além de espetáculos musicais da Banda Mirim.
Para dar suporte à agenda, o núcleo responsável pela programação selecionou 16 espaços abertos ao público do evento (culturais, educacionais e comerciais, públicos e privados), a maioria concentrada na região central da cidade e mais dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas.
A programação completa da 22ª FIL pode ser conferida pelo link.
Sobre a FIL
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 23 anos de história e realiza neste ano a sua 22ª edição. A cada edição, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.