Festival da Consciência Negra começa nesta sexta-feira (17), no Teatro Municipal

O evento gratuito faz parte da programação do Mês da Consciência Negra de Ribeirão Preto

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Festival da Consciência Negra começa nesta sexta-feira (17), no Teatro Municipal

O evento gratuito faz parte da programação do Mês da Consciência Negra de Ribeirão Preto

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto inicia, nesta sexta-feira, dia 17 de novembro, a partir das 19h, no Teatro Municipal, o Festival da Consciência Negra, que reúne uma série de ações em alusão ao Mês da Consciência Negra. Até o próximo dia 13 de dezembro, todos os projetos que integram a programação terão como protagonistas artistas e expositores negros, com entrada gratuita.

O Festival da Consciência Negra, que contará com apresentações culturais, música e dança, tem por objetivo promover o fortalecimento das identidades culturais e fomentar o conhecimento e a concepção da origem e da inserção das diversas vertentes das culturas africanas. Ele se destaca pela variedade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e empreendedores da arte, cultura e comunidade negra. 

Abrindo o festival, o Grupo Percussamor faz uma apresentação de atabaque no saguão do Teatro Municipal, seguido pelo show Grupo Samba na Calçada, no palco do teatro às 20h.

No sábado, dia 18, o palco instalado no estacionamento do Teatro Municipal recebe a Festa Afronte com a Tour Renaissance, a partir das 15h. Ainda no sábado, o Projeto Transversando apresenta os shows Batuca Nega, Paulo Costa, além de roda de samba com grupo Mestre Primeiro. Já a cantora Fernanda Marx se apresenta com os grandes sucessos de Alcione. Para encerrar a noite, os grupos Radio Nugroove, com Ronsom Selectah, e Samba do 61 prometem animar o público.

O último dia do Festival da Consciência Negra, domingo, dia 19, iniciará com a oficina “O pente que me penteia”, no saguão do Teatro Municipal, a partir das 15h. Além do espetáculo teatral “A ópera do Carnaval”, e apresentações musicais com os grupos Gnoma, Maracatu Chapéu de Sol e danças populares brasileiras “Retalho de Renda.

Seguindo a programação, a 2ª Parada Preta reunirá diversas atrações a partir das 15h do domingo, na Praça Balão do Parque Ribeirão Preto.

Para encerrar o Festival, o grupo Samba do Pastilha e o Hip Hop Session se apresentam no palco do estacionamento do Teatro Municipal, a partir das 20h.

O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio das secretarias da Cultura e Turismo e Justiça, e faz parte da programação comemorativa da Consciência Negra. As atividades seguem até o dia 13 de dezembro.

Confira a programação completa no link.