Festival Resenha Preta reúne literatura e cultura negra no Ipiranga com programação gratuita

A programação começa às 9h30 com recepção e café de boas-vindas

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Festival Resenha Preta reúne literatura e cultura negra no Ipiranga com programação gratuita

O Clube da Literatura de Ribeirão Preto realiza neste domingo, 30 de novembro, o Festival Literário Resenha Preta na Quadra da Escola de Samba Tradição, no bairro Ipiranga. Promovido por meio do edital nº 003/2024 do projeto Cultura em Ação da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, o evento é gratuito e aberto ao público.

A proposta é celebrar a produção literária e as expressões culturais negras por meio de mesas, rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas, reforçando a visibilidade de autores e narrativas negras na cidade e região.

A programação começa às 9h30 com recepção e café de boas-vindas. Às 10h haverá a primeira roda de conversa, “A Infância Negra em Cena”, com o cineasta Anderson Lima; às 11h está prevista a mesa “Tudo que Aprendi Rimando”, com a convidada Kamila, que aborda o freestyle e o hip hop como formas de resistência; e ao meio-dia acontece a roda “Amor e Afeto”, com o pesquisador e escritor Renato Noguera, que discutirá afetividade, masculinidade e relações negras.

Às 13h haverá uma oficina cultural com o grupo ShowGuetto de Ribeirão Preto, seguida de apresentação musical às 13h30. O clube informa que as atividades seguem na semana seguinte, em 6 de dezembro, com uma palestra da poeta e professora Ryane Leão.

Serviço: Festival Literário Resenha Preta — datas: 30 de novembro e 6 de dezembro; local: Quadra da Tradição do Ipiranga (Rua Rio Formoso, 1444); entrada gratuita. Mais informações: @resenhapretaoficial.