Daerp detectou mais uma ligação clandestina em um lava-rápido na City Ribeirão, na tarde de terça-feira, 11. No primeiro semestre deste ano, foram realizados 397 autos de infração por irregularidades em ligações de água e esgoto. 


A equipe de fiscalização verificou um consumo fora do padrão no imóvel  e ao examinarem o local encontrou uma ligação clandestina que passava sob o cavalete, permitindo que o usuário utilizasse água do Daerp sem passar pelo hidrômetro.


O usuário foi autuado por infração grave e terá de pagar multa de R$ 4.141,50 por fraude. Também será cobrada a diferença do consumo do imóvel dos últimos 60 meses. 


Aumento das autuações
No primeiro semestre deste ano foi registrado um aumento de 5,3% no número de autuações por fraude e ligações clandestinas. Entre janeiro e junho de 2020, foram 397 autuações, enquanto no mesmo período do ano passado foram 377.  Em 2019, o número total de autuações foi de 843 autuações.  


Segundo o diretor Comercial e Financeiro do Daerp, Marcus Vinicius Berzoti, desde 2017 a autarquia vem intensificando a fiscalização e autuando os infratores, inclusive com o aumento do valor das multas como forma de inibir a ação. “O usuário que faz ligação clandestina prejudica não só a autarquia, mas a maioria da população, que paga suas contas em dia e não realiza fraudes”, destacou Berzoti. 

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto