Equipes da Saerp intensificaram operações de combate a fraudes e desperdício de água em Ribeirão Preto e identificaram irregularidades em regiões nobres da zona Sul da cidade.
Em vistoria de rotina realizada, os técnicos detectaram uma conexão clandestina em uma obra comercial de grande porte, uma construção de aproximadamente 600 m² que estava recebendo água diretamente da rede pública sem medição.
O responsável foi autuado com multa correspondente a 100 vezes a tarifa comercial vigente, no total de R$ 8.140,00, e terá de responder pela cobrança do consumo não registrado.
Em outra ação, após uma denúncia anônima, levou a fiscalização a duas residências de alto padrão no bairro City Ribeirão, onde foi constatado o uso de “super ímãs” instalados nos hidrômetros para impedir o registro real do consumo.
A Saerp alerta que a manipulação da rede de abastecimento e dos medidores, além de configurar infração, compromete a prestação do serviço e afeta diretamente a população.