A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP abriu recrutamento para um estudo clínico que avalia os efeitos do extrato de beterraba no controle da pressão arterial.

A pesquisa busca voluntários do sexo masculino, entre 20 e 65 anos, não fumantes, com diagnóstico de hipertensão e sem doenças graves associadas. As atividades do estudo serão realizadas no Centro de Saúde Escola Doutor Joel Domingos Machado (CSE), no bairro Sumarezinho.

Além da intervenção nutricional com o extrato de beterraba, os participantes passarão por avaliações complementares sem custo: Velocidade de Onda de Pulso (VOP), função endotelial (EndoPAT), monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e exames laboratoriais de sangue.

O estudo é coordenado pela farmacêutica e doutoranda Mila Silva Cunha e pelo professor José Eduardo dos Santos, do Departamento de Farmacologia da FMRP.

Quem tiver interesse pode obter mais informações ou se inscrever pelos telefones: Alessandra (18) 99714-2052 e Mila (16) 99466-7490. A participação é voluntária e os critérios de inclusão serão avaliados pela equipe do estudo.