No encontro, o prefeito Duarte Nogueira assumiu a primeira vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Fotos: Guilherme Sircili
O encerramento da 86ª reunião geral da FNP, em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira, dia 19, contou com a presença da ministra Nísia Trindade, que debateu o enfrentamento da dengue. A importância das ações realizadas de forma conjunta entre municípios e governo federal, foram destacadas pela ministra.
“As ações de vigilância que tiveram início do ano passado, até a questão difícil da vacina, são importantes como ação que nos aponta caminhos de médio e longo prazo. Temos um alerta e precisamos pensar grande nessa questão e trabalhar no dia a dia. Está em discussão o número de produção da vacina da dengue. Vamos trabalhar até que seja a maior produção possível. Estamos estudando o que pode ser feito para a maior produção. Essa é uma prioridade do Ministério, a prioridade de proteger a população”, explicou Nísia. “Essa complexa ecologia nos mostra que temos que trabalhar juntos, municípios e o governo federal em uma missão integrada. E no Brasil, em um país desigual temos que ter uma forte coordenação nacional. E esse é o papel do Ministério da Saúde, mobilizando também toda a rede do SUS”, completou.
Ainda sobre o tema, o prefeito Duarte Nogueira, destacou as ações realizadas em Ribeirão Preto, que tem contribuído no enfrentamento da dengue, como os mutirões contínuos de limpeza nas residências, bem como a conscientização da população.
O chefe do Executivo, que assumiu a primeira vice-presidência da FNP, ainda destacou a importância dos encontros entre prefeitos para o compartilhamento de ações inovadoras que beneficiam a população.
“Cidade inteligente é onde as pessoas são felizes e as coisas funcionam. A experiência nesses oito anos de prefeito me leva a entender o nosso papel. Que é trabalhar para reduzir as desigualdades do nosso país, com a ampliação de oportunidades para todos e não deixar ninguém pra trás. Precisamos de sociedades mais inclusivas, girar a economia para mais emprego e renda, dando autonomia para a população, além de incentivar a parceria com governos”, destacou o prefeito Duarte Nogueira.
No encontro também foram abordados os temas: Parceria da FNP com o Google; Refis Previdenciário e a redução da alíquota da contribuição patronal sobre a folha de salários; Agenda 2030 e o combate às desigualdades nos municípios; Ampliação do programa Sala do Empreendedor-Sebrae nas cidades populosas; Lançamento das cartilhas da Comissão das Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD) e da Comissão de Prefeitas e Prefeitos Amazônidas sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável (CPA); Pauta federativa para o fechamento de contas 2024; Tendências para as Cidades: debates para a elaboração de planos de governo e Atualização da Diretoria da FNP e do estatuto da entidade.