A Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou o sorteio da primeira fase do Campeonato Paulista de 2026, que terá formato reduzido em razão da diminuição de datas no calendário nacional anunciada pela CBF.
Com as alterações, a etapa inicial terá oito rodadas, ante 12 disputadas até 2025 e a competição terá apenas 11 datas no total. Pelo novo regulamento, os 16 participantes foram divididos em quatro potes.
O Pote A agrupou os quatro grandes do Estado (Palmeiras, Santos, Corinthians e São Paulo); os demais potes foram definidos conforme a colocação final no Paulistão 2025. Mantendo partidas decisivas em fase eliminatória, as quartas e semifinais seguirão em jogo único e, inicialmente, a final também está prevista para ser disputada em jogo único.
Avançam para as fases mata-mata os oito melhores colocados na classificação geral da primeira fase, não mais os dois primeiros de cada grupo, e os dois piores ao fim da fase serão rebaixados à Série A2.
O Botafogo de Ribeirão Preto ficou alocado no Pote D por ter terminado o Paulistão 2025 na 13ª posição. Por ser obrigado a enfrentar os clubes do mesmo pote, o Pantera terá pela frente Primavera, Capivariano e Noroeste. Pelo sorteio, os outros cinco adversários da primeira fase serão Guarani e Velo Clube (Pote C), Red Bull Bragantino e Grêmio Novorizontino (Pote B) e Palmeiras (Pote A).
A FPF ainda não divulgou o calendário com datas, ordem dos duelos e mandos de campo. A competição tem previsão de início para 11 de janeiro de 2026, com a final apontada para 8 de março do mesmo ano.