A Prefeitura de Franca realizou novas etapas das licitações para obras de prevenção a enchentes em três áreas da cidade, com investimento total de R$ 40 milhões. Os recursos foram viabilizados pelo deputado federal Baleia Rossi junto ao Governo Federal.
Dois dos processos licitatórios já foram concluídos: para a construção de pontes e alargamento do canal na avenida Antônio Barbosa Filho, entre a rua Simão Caleiro e a avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, seis empresas apresentaram propostas e a Tessalia Construtora e Incorporadora, de Limeira (SP), foi a vencedora.
No Jardim Palmeiras, localizado em afluente do Córrego Engenho Queimado, foi aberta. Nove empresas manifestaram interesse e a Construtora Excon, de Belo Horizonte (MG), saiu vencedora do certame para serviços de drenagem, aprofundamento e alargamento do canal.
Já a licitação para intervenções no córrego Cubatão, nas imediações do viaduto Dona Quita, que inclui aprofundamento, drenagem e ampliação do canal, permanece em etapa de recebimento de propostas. As empresas interessadas podem encaminhar suas propostas até as 9h30 do dia 29 de janeiro, por meio do portal www.portaldecompraspublicas.com.br.
Segundo o prefeito Alexandre Ferreira, as intervenções previstas vão reforçar a infraestrutura urbana, reduzir riscos de alagamento e melhorar a circulação viária nas áreas contempladas. A administração municipal destaca que as obras fazem parte de um conjunto de ações para aumentar a capacidade de escoamento de águas pluviais e proteger bairros mais vulneráveis a enchentes.