Franca recebe selo 'Cidade Angels' após capacitação sobre sinais do AVC para alunos

O projeto reuniu cerca de 700 alunos do 3º ano das escolas municipais, além de educadores e equipes do SAMU, que aplicaram aulas práticas para ensinar a identificar sintomas do AVC

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Franca recebe selo 'Cidade Angels' após capacitação sobre sinais do AVC para alunos

Franca foi reconhecida como 'Cidade Angels' após concluir um programa de capacitação que envolveu treinamento de profissionais de saúde e atividades educativas com estudantes da rede municipal sobre os sinais do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A cerimônia de entrega do certificado aconteceu na tarde de 5 de novembro de 2025, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto reuniu cerca de 700 alunos do 3º ano das escolas municipais, além de educadores e equipes do SAMU, que aplicaram aulas práticas para ensinar a identificar sintomas do AVC e como acionar corretamente o atendimento móvel de urgência. As ações foram realizadas em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, com apoio das empresas Boehringer Ingelheim e World Stroke Organization.

Participaram da entrega oSecretárias Waléria Mascarenhas (Saúde) e Márcia Gatti (Educação), vereadores, e representantes técnicos do programa Angels: Karla Leal Trevisan (consultora científica) e Eduardo Mignani (diretor técnico). Também estiveram presentes profissionais locais ligados ao atendimento neurológico, como Thaisa Mourão Vasconcelos Mattos, coordenadora de Neurologia da unidade de AVC do Grupo Santa Casa de Franca, e Rafael Moraes, coordenador médico da Unidade de Emergência do Hospital São Joaquim e Maternidade - Unimed Franca.

O trabalho educativo alcançou estudantes de oito escolas municipais: EMEB Prof. Aldo Prata; EMEB Dr. Valeriano G. do Nascimento, CAIC; EMEB Prof. Paulo Freire; EMEB Profª Maria Antônia Stevanato; EMEB Frei Lauro de Carvalho Borges; EMEB Prof. César Augusto de Oliveira; EMEB Profª Dorotea Paulino Ferro; e EMEB Prof. e Escritor Nelson Damasceno.

Segundo a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, a ação reforça a importância de respostas rápidas em emergências neurológicas e destacou o papel ativo dos profissionais do SAMU. No âmbito municipal, o reconhecimento considera também que o São Joaquim Hospital e Maternidade e o Grupo Santa Casa mantêm unidades de referência para o atendimento ao AVC agudo, avaliadas por indicadores internacionais e monitoramento contínuo.