Atletas paralímpicos de Franca, com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Cultura, conquistaram 41 medalhas no Meeting Nacional realizado na capital paulista. A delegação teve desempenho destacado tanto no atletismo quanto na natação e registrou melhora nos resultados individuais sob a orientação dos treinadores locais.
No atletismo, comandado pelo professor Luiz Fernando Estevam de Castro, 21 competidores representaram Franca e arrecadaram 21 pódios, sendo 10 ouros, 8 pratas e 3 bronzes. Entre os destaques estão Fabiano (ouro no arremesso de peso e no lançamento de disco), Clóvis (ouro em peso e disco), Alessandra (ouro em peso e disco) e Wesley (ouro no arremesso de peso e no lançamento de dardo). Outros resultados relevantes foram: Gabriel (ouro nos 1.500 m); Edmilson, José Cláudio e José Paulo com medalhas de prata em provas de arremesso e lançamento; Flávia com ouro no arremesso e prata no dardo; além de bronzes conquistados por Fernandes, Dener e Hugo em provas lançadoras.
A equipe de natação, orientada pelo professor Dênis Cássio de Souza, voltou para Franca com 20 medalhas, 4 ouros, 8 pratas e 8 bronzes, as disputas realizadas no Centro Olímpico de São Paulo. Entre os nadadores que subiram ao pódio estão Glória Souza (ouro nos 100 m livre e costas; prata nos 50 m livre), Thalia Mantovani (ouro nos 100 m costas; prata nos 100 m livre), Kauê Bastianini (ouro nos 50 m livre; pratas nos 100 m peito e livre) e Maikon Stênio (prata nos 100 m costas; bronzes em 50 m livre e 100 m peito). Também pontuaram Jefferson Leonardo, Ricardo Willian, Expedito e Fransérgio Pimenta com medalhas em suas provas.
O calendário segue movimentado: a equipe de atletismo terá quatro representantes na 2ª Etapa Nacional de Atletismo Paralímpico, que será disputada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Além disso, nos dias 19 e 20 de setembro um grupo de 24 atletas de Franca, 12 do atletismo e 12 da natação, vai competir no PARESP (Jogos Regionais Paralímpicos), também na capital paulista. A Secretaria de Esporte e Cultura afirma que segue apoiando a preparação da delegação para as próximas fases.