Francesco Cammilleri é homenageado do 2º Nostra Itália, que acontece neste final de semana

Figura querida e exemplo para a comunidade italiana, ele veio da Sicília aos 30 anos e trabalhou com gastronomia em Ribeirão até os 93 anos

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Francesco Cammilleri é homenageado do 2º Nostra Itália, que acontece neste final de semana

Figura querida e exemplo para a comunidade italiana, ele veio da Sicília aos 30 anos e trabalhou com gastronomia em Ribeirão até os 93 anos

“Francesco Cammilleri trouxe para Ribeirão Preto um pedacinho da Itália”. A frase da jornalista e escritora Daniela Penha não poderia ser mais exata. E também se aplicaria a cada um dos 53 mil imigrantes italianos que chegaram oficialmente em Ribeirão Preto entre 1893 e 1926. No entanto, o ‘seo’ Francesco da Bella Sicília representa com louvor cada um deles. E por este motivo, o 2º Nostra Itália vai homenageá-lo neste fim de semana, quando acontecerá mais uma edição do festival italiano de cultura e gastronomia.

Figura estimada pela maneira tenaz e amorosa que dirigia seus negócios e se dirigia às pessoas, Francesco Cammilleri era um exemplo para a comunidade italiana que, de pedacinho em pedacinho, imprimiu sua marca à cultura da cidade.

Depois de trabalhar num restaurante, onde conseguiu emprego no mesmo dia em que chegou da Itália, Francesco Cammilleri fundou e esteve à frente de sua cantina por mais de 60 anos, até falecer, em setembro de 2017.

Empreendedor nato, foi ele quem trouxe a primeira máquina de frango assado da cidade, no final da década de 50, e também inovou com as massas para comer no restaurante ou levar pra casa.

“Sua história já foi merecidamente registrada em livro e na Casa da Memória Italiana. Agora, será registrada também por este festival que nasceu para homenagear todos os imigrantes italianos”, disse Marcela Dellamotta, uma das organizadoras do evento.

O 2º Nostra Itália será realizado em Ribeirão Preto nesta sexta, sábado e domingo, de 6 a 8 de outubro, no espaço cultural da paróquia Santa Teresinha Doutora, na Ribeirânia.

Com apoio cultural da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, da Casa da Memória Italiana e do Consulado da Itália, a segunda edição do festival também tem apoio da Guarda Civil Metropolitana, secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação e da PM.

Além das comidas típicas que serão comercializadas pelos expositores descendentes de imigrantes italianos, o festival oferece gratuitamente uma variada programação cultural. Confira:

06/10 – Sexta-feira

19:00 Abertura

19:30 Show com a banda Excaravelho

07/10 – Sábado

12:30 JC Viola Caipira

16:30 Banda Sinfônica Senai c/ Maestro Rodrigo Jesus

18:30 Homenagem à família Cammilleri (Bella Sicília)

19:00 Show com Ivano Italianíssimo

08/10 – Domingo

11:00 Coral Unaerp c/Maestrina Cristina

12:30 Show com Ricardo Bombarda

17:00 JC Viola Caipira

Todos os dias: DJ Rogério Romano; exposição de artes Carol Mioto; lançamento do livro de Vanessa Milani; Casa da Memória Italiana: venda de itens típico e livros; exposição e venda de artesanato e comidas típicas.

SERVIÇO

2º Festival Nostra Itália

De 6 a 8 de outubro - Sexta-feira (das 19h às 22h), Sábado (das 11h às 22h) e Domingo (das 11h às 20h).

Local: Estacionamento da paróquia Santa Teresinha Doutora

Rua Mariana Cândida Rosa Curi, 650 – Ribeirânia