Funcionários da RP Mobi participam de capacitação para a segurança viária
Foto: Divulgação
Dez funcionários da RP Mobi concluíram na quarta-feira, dia 6 de dezembro, o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado desde segunda-feira, dia 4, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
“O curso ministrado contou com integrantes de diversos setores e secretarias do município, todos eles com trabalhos que influenciam de alguma forma no planejamento e operação da mobilidade urbana no município. A aplicação da capacitação era uma ação prevista no Plano de Mobilidade, o que também mostra a importância do conteúdo apresentado”, explicou Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do ONSV.
No curso, o Observatório e a UFPR, foram representados na ocasião pelo head de Mobilidade, e o professor Jorge Tiago Bastos, integrante do Departamento de Transportes da UFPR, coordenador do acordo de cooperação técnica entre o ONSV e a UFPR e membro do conselho deliberativo do Observatório.
Ao todo, o curso contou com a participação de 25 pessoas, integrantes das Secretarias Municipais: da Infraestrutura; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; de Obras Públicas; além de membros da RP Mobi (Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto), que puderam aprofundar os seus conhecimentos em diversos temas relacionados à segurança viária, mobilidade urbana e redução de lesões e mortes no trânsito.
Os dez funcionários da RP Mobi são representantes dos seguintes departamentos da empresa: fiscalização de trânsito, operações viárias, além de planejamento e projetos em trânsito.
Assuntos abordados no curso:
I. Fundamentos de Segurança Viária; II. Introdução ao Visão Zero; III. Fatores de risco para a ocorrência e severidade dos sinistros de trânsito; IV. Tipos de sinistros e sua relação com a infraestrutura viária; V. Gestão da velocidade no ambiente urbano; VI. Noções sobre “Ruas Completas” e o uso de dispositivos de moderação de tráfego; VII. Identificação de locais críticos e efetividade de contramedidas.