Depois do aprendizado teórico e prático, adolescentes receberam certificado para atuar no mercado de trabalho
Foto: Guilherme Sircili
Um grupo de jovens de 15 a 18 anos que cumpre medida socioeducativa na unidade Rio Pardo da Fundação CASA, em Ribeirão Preto, acaba de se formar no Curso de Portaria e Recepção da Funtec (Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto). Com duração de três meses, o curso aconteceu na própria fundação, com dinâmicas, reflexões em rodas de conversa, vídeos, atividades práticas, leituras e outras ações.
Segundo a professora Thaís Petto, o aproveitamento por parte da turma foi excelente. “Foi muito grande a receptividade e a compreensão, por parte dos meninos, da importância que esta qualificação e o certificado do curso pode ter para eles”, contou Thaís, que responde pela formação de todas as turmas deste curso, na Funtec.
A parceria entre a prefeitura e a Fundação Casa já rendeu vários frutos. Recentemente, outras turmas da CASA Rio Pardo ganharam seus certificados de conclusão dos cursos de educação profissional para as carreiras de eletricista básico, confeiteiro e padeiro, ministrados pela escola municipal de Ensino Profissional Básico (EMEPB) Dr. Celso Charuri.
SOBRE A FUNTEC
A Funtec é um órgão da prefeitura para fomentar a inclusão no mercado de trabalho. Voltada a jovens e adultos em vulnerabilidade social, mas aberta a toda população, a entidade já formou, mais de 12.400 pessoas nos últimos cinco anos, de 2017 a 2022.
Informática, Programação de Jogos, Marketing, Camareira, Garçom e Cuidador de Idosos são alguns dos mais de 20 cursos oferecidos de manhã, à tarde ou à noite. As vagas estão permanentemente abertas, pois enquanto um curso acontece, a turma seguinte já começa a ser montada.
Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site ou pessoalmente, na sede da Funtec (rua Alvares Cabral, 629).