Sobre a obra, no canteiro central, vai passar a ciclovia de 7 km que faz parte do corredor de ônibus Costábile/Kennedy

Foto: Guilherme Sircili

Com as galerias de águas pluviais de 80 milímetros que percorrerão toda a avenida Presidente Kennedy, numa extensão de mais de 800 metros, as águas das chuvas – que hoje correm a céu aberto por uma vala aberta no meio do canteiro central da avenida – passarão a ser drenadas de maneira adequada.

Iniciada na rotatória da praça Winston Churchill, na Lagoinha, a instalação das galerias já percorreu mais de 60% de seu trajeto, pela avenida Presidente Kennedy, encontrando-se agora nas imediações do Corpo de Bombeiros do bairro e seguindo em direção à Costábile.

A nova galeria seguirá até o cruzamento da Presidente Kennedy com a rua Hugo Fortes, onde será ligada a uma galeria já existente, neste ponto. Assim que sua instalação terminar, em cerca de um mês, começa a construção, sobre o canteiro central, naquele trecho, de uma ciclovia.

CICLOVIA PASSARÁ SOBRE A NOVA GALERIA

Com extensão total de 7 km, a ciclovia faz parte da obra do corredor de ônibus Costábile/Kennedy. Ela vai ligar os parques Curupira e Luís Carlos Raya. Começando na praça Winston Churchill, a ciclovia percorrerá a avenida Presidente Kennedy inteira, entrando na avenida Maurílio Biagi até chegar na Costábile Romano. Sua construção já começou nas imediações do Novo Shopping.

Juntando-se às demais obras do programa Ribeirão Mobilidade, Ribeirão Preto terá 40 km de ciclovias.

CORREDORES FORMARÃO MALHA VIÁRIA ÚNICA E EXCLUSIVA PARA ÔNIBUS

Já o corredor de ônibus deste trecho terá percurso diferente da ciclovia. Ele começará na avenida Nove de Julho, a partir do cruzamento com a Independência, no ponto em que a obra do corredor da Nove de Julho termina. Dali, atravessa a avenida Portugal e percorre a Costábile Romano inteira, pegando a Presidente Kennedy, onde vai cruzar com o corredor Castelo/Treze de Maio, na rotatória da marginal da Castelo, e vai seguir até o final da Kennedy, na praça Winston Churchill.

Parte do programa Ribeirão Mobilidade, o corredor Costábile/Kennedy se unirá aos demais corredores de ônibus, formando uma malha única e exclusiva de 56 km para ônibus, que cortará a cidade de ponta a ponta.

Ao todo, serão 11 corredores, sendo que seis deles já estão prontos e os outros cinco estão em obras e serão entregues até o ano que vem.

RIBEIRÃO MOBILIDADE

O programa Ribeirão Mobilidade realiza, ainda, o recapeamento completo de grande parte da cidade e outras grandes obras de intervenção viária – como o túnel na confluência das avenidas Nove de Julho e Independência, viadutos, pontes e outras. No total, são 30 grandes obras, sendo que 18 estão prontas.

Além disso, 650 km de asfalto novo já foram implantados em mais de 1.600 ruas, avenidas e travessas de 120 bairros da cidade. A meta é alcançar 700 km ainda neste ano, além de prosseguir com o benefício em 2024.