Com o trabalho de renovação da frota, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto recebeu, em 2021, três novas viaturas do modelo Hilux SW4 para reforçar a atuação das equipes de operações especializadas, sendo duas para a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e uma para o Canil.
O investimento em cada viatura foi de cerca de R$ 250 mil, já que são equipadas para o patrulhamento preventivo e ostensivo de Ribeirão Preto, com foco no atendimento da população. Os veículos possuem rádio transmissor, sistema luminoso, porta armas de calibre longo e cabine para detidos. A viatura destinada ao Canil possui, ainda, um compartimento específico para acomodar os cães.
“É de suma importância para toda Ribeirão Preto a renovação da nossa frota. A Guarda Metropolitana está presente em toda a cidade atendendo a população, além dos postos do Daerp, as escolas, e os diversos próprios municipais. É fundamental ter equipamentos adequados para que possamos fazer este trabalho. Trabalhar com um veículo de qualidade é transmitir para a população essa segurança”, destacou o superintende da GCM, Domingos Fortuna.
As novas viaturas se juntaram a outras quatro Duster entregues em 2020 e chegam para substituir veículos que estão circulando há mais de dez anos. São as primeiras de um total de 16 para renovação da frota da Corporação. O investimento fortalece o policiamento da GCM, melhorando sua estrutura de automóveis e de equipamentos.
Investimentos
A GCM também recebeu outros investimentos de grande relevância para a melhoria dos serviços prestados, como as 20 armas Spark para auxiliar o patrulhamento e oferecer mais segurança e tranquilidade à população ribeirão-pretana, além de assegurar a guarda dos próprios públicos.
Foto: Prefeitura/CCS
A tecnologia menos letal é importante para segurança pública, focada em uma atuação de respeito aos direitos humanos e ao uso progressivo da força.
Com investimento de R$ 226,2 mil, a GCM adquiriu 174 novos coletes à prova de balas para garantir mais segurança aos agentes nas ações diárias de enfrentamento à violência. Leves e confortáveis, os coletes possibilitam que os GCMs atuem na segurança da população e proteção ao patrimônio público com prontidão.
Viaturas do AgroSP+Seguro
A GCM recebeu três viaturas, do programa AgroSP+Seguro, que realizarão o trabalho de patrulhamento para aumentar a segurança na zona rural.
Foto: Prefeitura/CCS
O objetivo do Programa é garantir mais segurança no campo com a entrega de viaturas específicas para a ronda na zona rural. São caminhonetes 4×4 a diesel turbo e cabine dupla, com identidade visual do programa e adaptadas com giroflex e tecnologias como GPS e rádio comunicador.