Prefeito Duarte Nogueira compartilhou experiências de gestão com empreendedores nesta quarta-feira, 10 de abril
Foto: Guilherme Sircili
Abordar os desafios e conquistas na administração municipal e compartilhar experiências com um público de empreendedores. Esse foi o objetivo da palestra “Ribeirão Preto: Gestão Compartilhada e Focada em Resultados”, ministrada pelo prefeito Duarte Nogueira, e realizada na manhã dessa quarta-feira, dia 10 de abril, na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto. O encontro, organizado pelo grupo Valor Empresarial, trouxe, ainda, um panorama geral da cidade e visões sobre o futuro do empreendedorismo.
Eixos como segurança, mobilidade, empreendedorismo e educação, também foram abordados, mostrando como a gestão compartilhada pôde alavancar os resultados do município. “Uma cidade inteligente não é necessariamente uma cidade tecnológica, mas uma cidade onde as coisas funcionam. Onde a saúde, o atendimento social, a mobilidade chegam à todas as pessoas e essas pessoas sentem-se felizes e pertencentes de todo esse processo”, destacou o prefeito Duarte Nogueira que enumerou alguns números referentes à cidade.
Na área da segurança, Ribeirão foi apontada como a 5ª mais segura do país entre as cidades com 500 mil a 1 milhão de habitantes, de acordo com o anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.
No campo da mobilidade, o município conta com o programa Ribeirão Mobilidade que consiste na construção de 30 grandes obras viárias, sendo onze, corredores de ônibus. As obras promovem a inovação e modernidade no trânsito, garantindo mais agilidade, fluidez e segurança. Dentre os corredores, oito já estão prontos e entregues, enquanto quatro estão em execução. As obras dos corredores de ônibus ainda incluem a construção de ciclovias (juntas, elas somam mais de 50 km).
Já a rede municipal de educação, conta com 142 escolas de educação infantil e de ensino fundamental, que atendem cerca de 50 mil alunos de 0 a 3 anos; de 4 e 5 anos e do 1º ao 9º ano. 25 novas unidades serão entregues até o final de 2024, sendo que 18 já foram inauguradas. Dentre as ações estão melhorias estruturais, novos programas implantados e ampliação do quadro de profissionais. Desde janeiro de 2022, a prefeitura já convocou mais de 2 mil professores.
Já na área de inovação e tecnologia, Ribeirão Preto se firma como uma cidade focada na tecnologia e inovação. Em 2021, eram 293 startups na região de Ribeirão, em 2022, esse número subiu para 321, e em 2023, foram registradas 328 startups.
Durante o encontro, o prefeito destacou, ainda, as medidas com a redução de custos e quitação de dívidas herdadas, assumindo novos investimentos feitos na saúde, mobilidade, assistência social e áreas que beneficiam diretamente a vida da população.