Governo anuncia vacinação com vacina nacional contra dengue para profissionais de atenção primária a partir de 9 de fevereiro

Segundo o ministério, a imunização desse contingente será possível graças à previsão de entrega pelo Butantan de aproximadamente 1,1 milhão de doses até 31 de janeiro

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Governo anuncia vacinação com vacina nacional contra dengue para profissionais de atenção primária a partir de 9 de fevereiro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária do país poderão ser vacinados contra a dengue a partir de 9 de fevereiro com a Butantan-DV, vacina de dose única desenvolvida pelo Instituto Butantan. O público inicial inclui médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e demais equipes que trabalham nas unidades básicas de saúde e atendem primeiros casos suspeitos da arbovirose.

Segundo o ministério, a imunização desse contingente será possível graças à previsão de entrega pelo Butantan de aproximadamente 1,1 milhão de doses até 31 de janeiro. Estudos clínicos indicam que a vacina brasileira apresenta eficácia global de 74%, com redução de 91% dos casos graves e proteção completa contra hospitalizações por dengue, além de gerar anticorpos contra os quatro sorotipos do vírus.

Padilha também confirmou a estratégia de ampliar progressivamente a vacinação para a população geral de 15 a 59 anos, seguindo escala etária decrescente, conforme a chegada de novas doses. Para acelerar a produção em larga escala, o Instituto Butantan firmou transferência de tecnologia com a WuXi Vaccines, da China, com previsão de ampliação da produção que pode chegar a 25–30 milhões de doses ainda neste ano, segundo expectativa do ministério.

O ministro explicou que técnicos do Ministério da Saúde devem acompanhar a fabricação na China já em março. Além disso, a Anvisa autorizou estudos da Butantan para avaliar segurança e eficácia em pessoas acima de 60 anos, com recrutamento de voluntários em andamento.

A declaração foi feita em Botucatu (SP), durante o início de campanhas-piloto de vacinação em massa com a Butantan-DV, que começaram no sábado (17) também em Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), para avaliar o impacto do imunizante.

Paralelamente, o ministério ampliou a oferta nacional da vacina QDenga, de origem japonesa, para crianças de 10 a 14 anos. Foram compradas 18 milhões de doses (9 milhões para 2026 e 9 milhões para 2027) da fabricante Takeda, o que permitirá a distribuição do imunizante em mais de 5,5 mil municípios por meio do SUS. Em 2024 e 2025, aproximadamente 10 milhões de doses da QDenga já haviam sido aplicadas no público infantojuvenil em municípios prioritários.