O governo de São Paulo aprovou a modelagem e a autorização para a publicação do edital de concessão da chamada Rota Mogiana, que reúne 532 quilômetros de rodovias do interior do estado.

O pacote abrange trechos sob gestão da Renovias e vias do DER-SP, incluindo a rodovia Abrão Assed, principal ligação entre Ribeirão Preto e Cajuru. A decisão foi tomada pelos conselhos de PPPs e Desestatização, em encontro presidido pelo vice‑governador Felício Ramuth e com participação de secretários e representantes da ARTESP, Detran‑SP e do CPP.

Segundo o governo, o edital será publicado até o fim do segundo semestre de 2025 e o leilão está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2026. O projeto prevê intervenções viárias que incluem a duplicação de cerca de 217 km, implantação de terceiras faixas, marginais, acostamentos, passarelas e pontos de ônibus, além de dispositivos de segurança viária para melhorar a fluidez e reduzir riscos para motoristas e pedestres.

Na consulta pública encerrada em março, foram apresentados detalhes técnicos da concessão, que prevê a implantação de pórticos de pedágio em sistema free flow. No trecho que contempla a Abrão Assed, entre Ribeirão Preto e Cajuru, a modelagem indica a instalação de dois pórticos.

Na mesma sessão, os conselhos também autorizaram a qualificação de uma parceria público‑privada para a gestão do parque imobiliário do Detran‑SP. O governo afirmou que o projeto pretende modernizar e padronizar as unidades de atendimento, reduzir custos de manutenção e melhorar as condições de trabalho e de atendimento à população.

Com a aprovação da modelagem, a expectativa é que as obras e serviços contratados pela futura concessionária avancem ao longo dos próximos anos, dependendo dos prazos do edital e do cronograma do leilão.