O governo do Estado publicou no Diário Oficial o cronograma de pagamento do IPVA 2026. A novidade mantém a possibilidade de quitação à vista em janeiro com desconto de 3% até a data limite estabelecida para cada final de placa, ou o pagamento parcelado sem abatimento.
Segundo o decreto estadual, quem optar pelo pagamento à vista em janeiro terá 3% de desconto, desde que quite o débito até o dia correspondente ao final da placa do veículo. Alternativamente, o contribuinte pode pagar em fevereiro sem desconto, seguindo a data-limite vinculada ao número da placa.
O parcelamento poderá ser feito em até cinco parcelas, entre janeiro e maio, quando o valor do imposto for igual ou superior a 10 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo). Para tributos cujo total seja inferior a esse limite, o Estado prevê parcelamentos em quatro ou três vezes.
Proprietários de veículos de carga têm cronograma próprio: o pagamento integral, sem desconto, pode ser efetuado até 22 de abril, ou parcelado em até cinco prestações com vencimento todo dia 20 de cada mês.
Para gerar a guia, basta informar o número do Renavam do veículo em caixas eletrônicos ou no internet banking e escolher a modalidade de pagamento desejada.
A publicação do calendário visa dar previsibilidade aos contribuintes e orienta atenção às datas por final de placa e às regras específicas para caminhões e para limites de parcelamento.
