Uma reunião no Paço Municipal, definiu algumas ações imediatas para minimizar os impactos das demissões em massa realizadas na mesma data, pela empresa Raízen, após suspender por tempo indeterminado as operações da Usina Santa Elisa, em Sertãozinho, impactando 1.200 empregos. Desse total, 234 funcionários são residentes e têm famílias estabelecidas em Sertãozinho.

O encontro reuniu a prefeita em exercício, Cássia Soares; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Roberto Gallo; o secretário municipal da Casa Civil, Heraldo Dalmazo; o secretário municipal de Governo, João Marcos Pignata, e o gestor de Captação de Recursos, Frederico Moraes. Dentre outras ações, ficou estabelecida a realização de um “Mutirão de Empregos”, que se dará através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sertãozinho em parceria com empresas privadas, entidades de classe e o SENAI.

Durante o dia de ontem, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fez contatos com empresas parceiras, com vistas a facilitar as conexões entre os trabalhadores demitidos e as vagas abertas nelas existentes. Já a parceria estabelecida com o SENAI tem o intuito de capacitar esses trabalhadores, através de treinamentos e cursos, para adquirirem novas habilidades, aumentando suas chances de reemprego. “A suspensão das atividades da Raízen - Santa Elisa significa a interrupção de um dos maiores patrimônios industriais de nossa cidade, dada a sua importância econômica, relevância social e história. Nossa equipe está trabalhando intensamente para que os trabalhadores demitidos tenham amparo e novas oportunidades”, destacou o secretário da pasta, Paulo Gallo.

A prefeita em exercício destacou a força da empregabilidade no município e o bom relacionamento do Governo Municipal com os empresários da cidade, como pontos positivos nas ações que visam minimizar os impactos dos postos de trabalho fechados pela Raízen. “Estamos vivendo um momento delicado, com impactos diretos sobre diversas famílias, trabalhadores e até outras empresas. Nosso governo está atuando com responsabilidade, dialogando com diversos setores, empresários, representantes de associações e lideranças, para encontrar as melhores soluções que amenizem os efeitos dessa crise”, declarou Cássia Soares.

Vale destacar que, rotineiramente, o PAT realiza o cadastramento presencial de currículos de todo profissional que está em busca de recolocação no mercado de trabalho. Entretando, exclusivamente no caso dos funcionários demitidos pela Raízen, os dados curriculares também poderão ser enviados pelo e-mail: patsertao@gmail.com . O PAT está localizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, à rua Voluntário Otto Gomes Martins, 1.380 – Centro. Mais informações: (16) 3942-3714