O Governo Municipal de Sertãozinho realizou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, uma reunião envolvendo representantes de entidades de classe e dirigentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA/SP).
Conduzido pelo secretário da pasta, Paulo Gallo, no Centro Apoio ao Turista (CAT), o encontro teve como principal pauta o esclarecimento e a busca de soluções sobre a cobrança de taxas a empresas e profissionais sujeitos a fiscalização e regulamentação por parte do Conselho.
Segundo Gallo, as entidades procuraram a Prefeitura em função da metodologia de cobrança que vem sendo utilizada pelo CREA/SP, que vinha causando insatisfação e incômodos a uma grande parte das empresas e profissionais da área.
“Muitas empresas e profissionais foram surpreendidos com apontamentos em cartórios para protestos, algumas vezes, inclusive, sem tempo hábil para realizar o pagamento dos valores cobrados. Diante disso, nós, do Desenvolvimento Econômico e Inovação, nos sentimos na obrigação de ampará-los”, explica o secretário da pasta.
Na reunião, representaram o CREA/SP seus diretores, Kleber Brunheira, de São Paulo, e Tatiane Brioli, da regional de Ribeirão Preto.
Já entre as entidades de classe de Sertãozinho estiveram presentes Fábio Beneguini, presidente da Associação dos Escritórios de Contabilidade; Claudemir Daniel, presidente da Associação de Engenharia e Arquitetura de Sertãozinho; e Walceles de Mello, presidente da Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho (ACIS). Também participaram, representando o Ciesp, Samuel Mazer e Artur Barcelos, e como representantes do CEISE-Br, Paulo Garrefa, gerente-executivo, e Guilherme Martins Neto, diretor.
Durante o encontro, os representantes do CREA-SP comprometeram-se a estudar uma melhor forma de efetuar as cobranças, além de promover uma ampla campanha informativa junto às entidades, incluindo instruções sobre procedimentos necessários para acessar informações e para dar entrada em recursos.
Os próximos passos são a elaboração de um calendário de informações gerais aos associados e sua disseminação pelas organizações participantes, assim como atender ao pedido de suspender temporariamente as execuções em cartórios até que a situação das informações e dos procedimentos de cobrança sejam atualizados