Durante a abertura da Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar um pacote de medidas voltadas a amenizar os efeitos do aumento das tarifas sobre pequenos produtores e empreendedores do setor alimentício.

Segundo o ministro, o conjunto de ações terá linhas de crédito com condições facilitadas, subsídios direcionados e a ampliação de compras públicas diretas, com prioridade para itens como frutas, pescados e mel oriundos principalmente das regiões Norte e Nordeste.

França explicou que a estratégia segue modelo já utilizado em situações emergenciais, com combinação de apoio financeiro e aquisição governamental para escoar a produção e garantir abastecimento em programas públicos, como merenda escolar e fornecimento a instituições.

O ministério estima que o pacote entregue neste primeiro momento dará um alívio de aproximadamente 60 dias para os pequenos produtores mais expostos ao aumento tarifário, período no qual o governo tentará articular soluções mais permanentes no âmbito internacional.

A Fenasucro & Agrocana começou e vai até 15 de agosto no Centro de Eventos Zanini, na Marginal João Olézio Marques. O

credenciamento é gratuito e as informações sobre programação e ingressos para a área de conteúdo FenaBio estão disponíveis no site oficial do evento.