Guarda Municipal de Sertãozinho incorpora labrador ao canil para trabalho e ação social

Logan foi adquirido do Canil Magi, de Imaruí (SC), referência na raça e fornecedora de clientes como o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Guarda Municipal de Sertãozinho incorpora labrador ao canil para trabalho e ação social

A Guarda Civil Metropolitana de Sertãozinho anunciou a chegada de um novo integrante ao Grupo de Operações com Cães (GOC): o labrador Logan, de 73 dias. Com a aquisição, o canil da corporação passou a contar com quatro animais, além de Logan, permanecem Kyra, Seta e Ozzy, ambos pastores belga malinois já conhecidos na cidade e na região.

Segundo a corporação, os cães tiveram papel ativo em 2005 operações durante 2025, com atuações destacadas em busca de entorpecentes e de pessoas desaparecidas. Em um dos casos citados, Seta e Ozzy auxiliaram nas buscas em Pontal, indicando a área onde o corpo de um adolescente foi encontrado.

A escolha por um labrador foi motivada pelo temperamento mais dócil da raça, o que amplia as possibilidades de atuação além das operações policiais. O treinador responsável, Ronaldo de Souza da Silva, explicou que Logan seguirá o mesmo cronograma de treinamento dos demais cães para atuar em combate à criminalidade e buscas, mas também será preparado para atividades de terapia assistida, visitas a escolas, hospitais e asilos, como forma de aproximar a GCM da comunidade.

Logan foi adquirido do Canil Magi, de Imaruí (SC), referência na raça e fornecedora de clientes como o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. A compra foi viabilizada por uma emenda parlamentar do vereador Antonio César Peghini (Cesinha), protocolada em 2024.

Por ser muito jovem, o labrador ainda precisa receber a terceira dose da vacina antes de ser apresentado oficialmente à população. Apesar disso, os treinamentos já foram iniciados e a expectativa da GCM é de que ele comece a atender a sociedade em curto prazo.