HC de Ribeirão Preto realiza primeira cirurgia de separação das gêmeas siamesas Heloísa e Helena

O procedimento teve duração aproximada de oito horas, com a participação de mais de 40 profissionais das equipes médicas e de apoio.

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
HC de Ribeirão Preto realiza primeira cirurgia de separação das gêmeas siamesas Heloísa e Helena

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realizou a primeira etapa da separação das irmãs siamesas Heloísa e Helena, unidas pela cabeça.

O procedimento teve duração aproximada de oito horas, com a participação de mais de 40 profissionais das equipes médicas e de apoio. Após a cirurgia, as crianças estavam acordadas e foram encaminhadas à UTI Pediátrica do HC Criança para acompanhamento.

As gêmeas são naturais de São José dos Campos. Segundo a equipe, o caso foi preparado durante mais de um ano, com planejamento por meio de realidade virtual, exames de imagem (tomografias e ressonâncias) e impressão de modelos em 3D.

A cirurgia integrava um protocolo que prevê um total de cinco intervenções ao longo de cerca de um ano, com o objetivo de realizar a separação completa. O atendimento está sendo conduzido pelas equipes de cirurgia plástica e neurocirurgia pediátrica, sob coordenação do professor Jayme Farina Júnior.

O HC informou ainda que este é o terceiro caso de gêmeas craniópagas tratado no hospital, os anteriores foram Ysabelle e Ysadora (2018) e Alana e Mariah (2023). Os médicos responsáveis devem detalhar o procedimento e as próximas etapas em coletiva agendada para terça-feira (26), às 9h30, no HC Criança.