Hemocentros de Ribeirão Preto ajustam horários de fim de ano e pedem doações antes do feriado

As equipes trabalham para manter estoques suficientes antes das restrições de atendimento previstas para o Ano‑Novo

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Hemocentros de Ribeirão Preto ajustam horários de fim de ano e pedem doações antes do feriado

Com a queda habitual nas doações no período de fim de ano e a demanda hospitalar mantendo-se elevada, as unidades de coleta de sangue em Ribeirão Preto alteraram o funcionamento e reforçam o apelo para doadores nos próximos dias. As equipes trabalham para manter estoques suficientes antes das restrições de atendimento previstas para o Ano‑Novo.

No Hemocentro Campus (rua Ten. Catão Roxo, 2501) as coletas acontecem de segunda a sexta das 7h às 13h, e fins de semana e feriados das 7h às 12h30. A unidade ficará fechada em 31 de dezembro e 1º de janeiro, com retorno das atividades em 2 de janeiro de 2026.

O Posto de Coleta do Hemocentro (rua Quintino Bocaiuva, 470) atende de segunda a sábado, com horários variados; permanece fechado aos domingos. Durante o período festivo, não funcionará em 1º e 4 de janeiro, e abrirá nos dias 31 de dezembro, 2 e 3 de janeiro das 7h30 às 12h30. No GSH Banco de Sangue (rua Quintino Bocaiuva, 975) o atendimento entre 27 e 31 de dezembro será das 7h ao meio‑dia; o posto ficará fechado em 28 de dezembro e também em 1º de janeiro, retornando em 2 de janeiro no horário das 7h ao meio‑dia e voltando ao expediente normal em seguida.

Quem pretende doar deve ter de 18 a 69 anos, estar em boas condições de saúde e sem sintomas de gripe, resfriado, diarreia ou alergias; não pode apresentar feridas abertas. O peso mínimo exigido é de 50 kg para homens e 51 kg para mulheres. As mulheres podem doar a cada 90 dias (até três vezes ao ano) e os homens a cada 60 dias (até quatro vezes ao ano).

As unidades pedem que doadores verifiquem horários específicos antes de se deslocarem e compareçam com documento oficial com foto. A chamada é para a população: doar antes do feriado pode contribuir para evitar desabastecimento nos hospitais locais durante o recesso de fim de ano.