Com dois anos, Hope chega para auxiliar no trabalho de encontrar pessoas desaparecidas

Fotos: Divulgação

O Canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto passou a contar com um apoio importante para o desenvolvimento do trabalho da Corporação. Com a chegada da cachorra Hope, a GCM ganha reforço especial para encontrar pessoas desaparecidas.

A cachorra da raça Pastor Belga Malinois tem dois anos e foi treinada pelo Canil da GCM em parceria com o Canil Doutores de Patas, que possui sede em Ribeirão Preto. Hope é especialista em encontrar pessoas desaparecidas e irá auxiliar no trabalho policial ou em caso de desastres ou calamidade envolvendo a Defesa Civil do Município.

Para o superintendente da Guarda Civil Metropolitana, Domingos Fortuna, a GCM está investindo para realizar um atendimento cada vez mais eficaz para a população. “A aquisição da Hope, adestrada para encontrar pessoas, vem atender não só nossa cidade, mas também a Região Metropolitana da qual fazemos parte”, concluiu.

É inédito para a Corporação que a cidade tenha um cão especialista em encontrar pessoas desaparecidas. Com Hope, será possível auxiliar e apoiar a Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos quando necessário.

Treinamento especial

Como parte do treinamento do Canil da GCM, a cachorra Hope participou de atividade promovida na cidade de Pirassununga/SP, na base da Força Aérea Brasileira, para ambientação em deslocamentos aéreos.

“Este foi o primeiro treinamento de uma série para ambientação da Hope com aeronaves. Os deslocamentos em grandes distâncias com a viatura causam estresse ao animal, e o aéreo, por ser mais rápido, permite que o cão atue com maior tranquilidade, e o socorro seja rápido e efetivo”, explicou o coordenador operacional da GCM e do Canil, agente Luchetti.

O treinamento específico foi realizado com a cachorra e os GCMs do Canil para que tenham a expertise de utilizar os procedimentos adequados caso haja necessidade de deslocamentos aéreos para atendimento de ocorrências.