Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto lidera cadastro brasileiro em consórcio global sobre síndrome de Sjögren

A participação do HCRP coloca a cidade em destaque no estudo de uma doença autoimune complexa, com forte variação de sintomas e diagnóstico muitas vezes tardio

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto lidera cadastro brasileiro em consórcio global sobre síndrome de Sjögren

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP) é o centro brasileiro com o maior número de pacientes no The Big Data Sjögren Consortium, registro internacional que reúne cerca de 18 mil pessoas acompanhadas em cinco continentes.

A participação do HCRP coloca a cidade em destaque no estudo de uma doença autoimune complexa, com forte variação de sintomas e diagnóstico muitas vezes tardio. Em 2025, quando o consórcio completa dez anos, a iniciativa segue usando técnicas de ciência de dados para cruzar grandes volumes de informações clínicas, identificar subtipos da síndrome de Sjögren e avaliar diferenças na resposta a tratamentos, avanços que contribuem para a medicina personalizada.

A síndrome de Sjögren é uma doença reumática crônica que provoca tanto manifestações glandulares, como olhos e boca secos, quanto sinais sistêmicos, entre eles fadiga, dores articulares, alterações renais e neurológicas. A complexidade e a semelhança dos sintomas com outras condições tornam o diagnóstico desafiador; estimativas de prevalência variam amplamente, e a doença é mais frequente entre mulheres, especialmente na faixa dos 40 aos 60 anos.

No HCRP, o acompanhamento dos pacientes é feito por uma equipe multidisciplinar que reúne reumatologia, oftalmologia, odontologia, cirurgia de cabeça e pescoço, radiologia e patologia, oferecendo avaliação integrada e suporte para tratamento e pesquisa. A inserção no consórcio internacional amplia o acesso a bases de dados comparativas e fortalece estudos capazes de melhorar rapidez diagnóstica e opções terapêuticas para quem convive com a doença.