O Hospital Santa Lydia foi selecionado para participar do Cuidado Seguro, programa do PROADI-SUS em parceria com o Ministério da Saúde e com apoio técnico do Hospital Sírio-Libanês.
A iniciativa prevê 15 meses de acompanhamento e capacitação para aprimorar processos assistenciais e padronizar protocolos com base em evidências. As atividades começam na quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, com uma visita técnica da equipe do Sírio-Libanês que fará um diagnóstico inicial para definir prioridades e fluxos de trabalho a serem ajustados.
Ao longo do período, a unidade receberá treinamentos presenciais e online, oficinas práticas e suporte contínuo. As frentes de trabalho incluem prevenção de eventos adversos, fortalecimento da cultura de segurança, com incentivo à comunicação aberta, e formação permanente da equipe multiprofissional.
A direção do hospital destacou que a participação no programa deve elevar a qualidade da gestão e dos atendimentos oferecidos ao SUS, resultando em mais segurança para os pacientes e redução de riscos evitáveis por meio da adoção de boas práticas reconhecidas nacionalmente.