IFSP anuncia cursos iniciais para campus em Ribeirão Preto; aulas começam a partir de 2026

Na oferta inicial, o campus terá três cursos no eixo Comunicação e Informação: dois técnicos integrados ao ensino médio, Desenvolvimento de Sistemas e Internet das Coisas (IoT), e um curso de nível superior, a Licenciatura em Matemática e Computação.

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
IFSP anuncia cursos iniciais para campus em Ribeirão Preto; aulas começam a partir de 2026

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) divulgou, em audiência pública realizada Cineclube Cauim, os primeiros cursos que serão oferecidos na futura unidade de Ribeirão Preto, instalada no terreno da antiga fábrica Cianê, no bairro Campos Elíseos, zona Norte.

Segundo o diretor-geral do Campus Ribeirão Preto, Paulo Sérgio Calefi, a escolha dos cursos resultou de uma ampla consulta à comunidade: foram realizadas mais de 40 reuniões e ouvidas mais de 50 instituições locais durante o processo de definição. Representantes do IFSP e autoridades municipais participaram do evento, entre elas o diretor do campus de Sertãozinho Plinio Alexandre dos Santos Caetano, a pró-reitora Juliana Pimenta e o secretário municipal de Educação Valdir Martins.

Na oferta inicial, o campus terá três cursos no eixo Comunicação e Informação: dois técnicos integrados ao ensino médio, Desenvolvimento de Sistemas e Internet das Coisas (IoT), e um curso de nível superior, a Licenciatura em Matemática e Computação. A previsão é que as turmas sejam abertas de forma escalonada a partir de 2026.

As obras do novo campus começaram em janeiro de 2025. O investimento previsto chega a R$ 29.226.976,24 e contempla a reforma de dois barracões existentes. A primeira etapa prevê a reestruturação de uma área de cerca de 15.000 m² distribuída em três pavimentos — dois com aproximadamente 6.000 m² cada um e um terceiro de cerca de 3.000 m².

A definição marca o primeiro passo operacional da unidade de Ribeirão Preto, que seguirá o cronograma de implantação com novas etapas de obras e possivelmente ampliações na oferta conforme a demanda apontada pela comunidade escolar e parceiros locais.