Evento ‘Reforma Tributária: uma visão multissetorial’ reuniu autoridades e profissionais do segmento para diálogo sobre a nova proposta tributária
Simplificação das tributações e o impacto da reforma tributária nas cidades foram temas debatidos durante o evento ‘Reforma Tributária: uma visão multissetorial’, realizado pela Casa do Contabilista, nesta sexta-feira, dia 29 de setembro. O encontro reuniu profissionais do segmento contábil, do Direito e interessados no tema e contou com a presença do autor da PEC 45/2019, o deputado federal Baleia Rossi, que destacou a importância da simplificação do pagamento de tributos, que garante mais segurança jurídica e equidade.
“Uma questão principal é que a simplificação tira a burocracia e acaba impactando tudo. Melhorar a arrecadação para oferecer serviços de qualidade à população. Impulsionar competitividade das empresas, gerando mais empregos e mais renda. Sobretudo diminuir o Custo Brasil, acabando com o chamado imposto em cascata. Estamos pegando um sistema que já é consagrado e trazendo para o nosso país, que é a união dos impostos sobre o consumo - PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS pelo IBS – imposto sobre bens e serviços”, explicou o deputado. “É impossível saber quanto se paga de imposto hoje no Brasil. Com a utilização do IVA - imposto de valor agregado, tudo fica mais transparente, é possível saber o quanto se paga de imposto”, destaca Baleia.
O prefeito Duarte Nogueira destacou a importância do debate sobre a reforma tributária. “A sociedade precisa participar efetivamente desse diálogo já que será um grande passo para que a gente simplifique a nossa estrutura tributária e fiscal, mas também chame a atenção para os gastos públicos. O Brasil é um dos países com o maior custo tributário, além do custo da escrituração fiscal que é muito grande. São 92 diferentes tributos. Com a simplificação, podemos diminuir o custo dessa escrituração fiscal para que o setor produtivo gere mais emprego, renda, além de aumentar o bolo tributário sem aumentar a carga tributária para a população e, com isso, ter um sistema mais moderno, eficiente e menos pesado do ponto de vista do custo”, destacou o chefe do Executivo.
A presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região, Ana Lúcia Corsino Picão, destacou a importância do evento para ampliar o conhecimento da nova proposta, bem como permitir a troca de ideias entre os participantes que puderam interagir com os palestrantes. “A reforma é uma realidade e por isso temos que nos antecipar, expandir a discussão sobre esse tema que está presente no dia a dia de tantos profissionais”, destacou.
Também integraram o grupo de palestrantes, Moisés Andrade, Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região; Rubens Antônio da Silva Junior, diretor Regional do SESCON – SP; Walter Assis da Cunha, delegado representante do CRC-SP e Jamol Mello, advogado Tributarista.