Projeto é uma iniciativa do Coletivo Gente em parceria com a iniciativa privada
A comunidade Nova Vila União recebeu um espaço mágico, que reúne brincadeiras, histórias, poesias e cores: a biblioteca/brinquedoteca comunitária “Roberto Rosa de Souza”. No último sábado, dia 23 de setembro, a cerimônia de inauguração reuniu crianças e adultos para uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, que animou a festa.
O projeto é fruto de uma iniciativa do Coletivo Gente, e contou com o apoio financeiro da iniciativa privada.
Márcio Coelho, um dos idealizadores da proposta, conta como surgiu a ideia de criar o espaço. “O coletivo começou sua atuação na comunidade, durante a pandemia do Covid-19, com a distribuição de mais de 3 toneladas de alimentos. Durante esse trabalho, identificamos a necessidade de um centro de convivência e prática cultural para as crianças”, disse ele.
Para a empresária Carina Fattore, que colaborou com a iniciativa, é preciso levar conhecimento e cultura para as crianças, por meio de brincadeiras lúdicas. “Abraçamos a ideia, junto ao Coletivo Gente, porque entendemos o impacto que esse tipo de projeto traz para a comunidade. Com certeza vamos participar de mais iniciativas como essa”, ressaltou ela.
Durante a cerimônia de inauguração, Liliane Silva, moradora da comunidade, se emocionou ao falar da construção do espaço. “Tem muita criança aqui que diz que não tem sonho. A idealização dessa brinquedoteca mostra para eles, que vale a pena sonhar sim. Nós sonhamos que eles tivessem esse lugar e hoje se tornou realidade”.
O nome de Roberto Rosa de Souza foi escolhido por ter sido o fundador da comunidade onde, hoje, vivem mais de 300 famílias.