Centro de Referência Especializado de Assistência Social atenderá 200 famílias em situação de vulnerabilidade e violação de direitos
Fotos: Guilherme Sircili
Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugurou hoje, o novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o CREAS 5, no bairro Adão do Carmo, marcando um importante avanço na política de assistência social do município.
Com o objetivo de oferecer um atendimento ainda mais qualificado e humanizado, o CREAS 5 dispõe de uma estrutura ampla e adequada para diversas atividades. O novo espaço inclui uma sala da coordenação, uma sala para o auxiliar administrativo, uma sala de arquivo, duas salas para técnicos de nível superior e atendimento, uma sala de reuniões e atendimentos de medida socioeducativa, uma brinquedoteca, uma recepção, dois banheiros para funcionários, um banheiro adaptado para as famílias atendidas, um almoxarifado, uma cozinha e dispensa, além de uma ampla quadra e área externa para atividades coletivas e eventos comemorativos.
O novo espaço possibilitará a realização de atendimentos individuais e familiares, além de permitir a formação de grupos para crianças, adolescentes, idosos e grupos de parentalidade. Essas atividades coletivas são fundamentais para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, promovendo a proteção e o desenvolvimento dos assistidos.
O CREAS 5 já conta com mais de 200 famílias referenciadas ao serviço, algumas em acompanhamento contínuo e outras já com atendimentos concluídos. A equipe do centro é formada por uma coordenadora, um auxiliar administrativo e três assistentes sociais, com a previsão de chegada de mais uma profissional em breve.
Assim como os outros centros da rede, o CREAS 5 é responsável pela oferta do Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Este serviço é direcionado a situações de risco social e pessoal por violações de direitos, oferecendo apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações. A principal meta é fortalecer a capacidade protetiva das famílias e auxiliar na superação das demandas de violações.
Durante a cerimônia de inauguração, a Secretária de Assistência Social, Helane Serpa, destacou a importância do novo centro: "É trabalhando junto que construímos esse sonho, o CREAS será muito importante nessa região, serão 36 bairros atendidos, eles estão aqui para que nenhum direito seja viola, para seja fortalecido todos os vínculos familiares. Servir é o principal papel do SUAS, ajudar a pessoas e orientar sobre os direitos que elas tem, hoje vemos a integralidade da rede, parabéns a todos”, concluiu a secretária.