Prefeitura reestruturou a Língua Inglesa no ensino fundamental e inseriu o Idioma para os pequeninos da educação infantil, que aprendem com facilidade
Fotos: Divulgação
A decisão da Prefeitura de Ribeirão Preto em inserir a Língua Inglesa na Educação Infantil tem sido recebida de braços abertos, não somente pelos pequenos estudantes, que assimilam com facilidade e prazer o conteúdo, como pelos tutores, que comemoram cada resultado. Letícia de Lima Marsola dos Santos, mãe de Manuela Marsola dos Santos, estudante de 5 anos da EMEI Deputado João Sperandio, conta que a inclusão do Inglês na etapa inicial da educação está sendo de grande valia para a filha. Ela conta que Manuela chega em casa repetindo o que aprendeu em aula. “Minha filha chega super animada, contando as novidades e até ensinando a gente”, conta Letícia.
Em 2022, a Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto reestruturou a Língua Inglesa no ensino fundamental, implantando três aulas nos anos iniciais – do 1º ao 5º ano – e ampliando o Inglês para cinco aulas nos anos finais, do 6º ao 9º ano, além de criar um novo material didático. Para completar, desde o início deste ano, implantou o idioma também na Educação Infantil, nas etapas I e II, para os estudantes da pré-escola, de 4 e 5 anos.
“É extremamente importante a inserção de uma nova língua na educação infantil, sabemos da facilidade das crianças em aprender, e quanto mais cedo, maior as possibilidades de conhecimento e evolução”, defende a professora Flávia Maria Abrahão Sousa Cincra. “As aulas são dinâmicas, trabalhamos muito com oralidade, teatro e datas comemorativas”, finalizou.
Com a inserção da Língua Inglesa na educação infantil, a criança aprende o novo idioma ao mesmo tempo em que aprende a Língua Portuguesa, de forma natural e espontânea. “Isso permite que o cérebro tenha mais facilidade para trocar de língua ao se comunicar. Além disso, o estudo de Inglês na infância também estimula as funções cognitivas”, explica o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.
Na educação infantil, o Inglês é trabalhado por meio de interações e brincadeiras, com foco na oralidade e na consciência fonoaudiológica, de acordo com os eixos estruturantes das práticas pedagógicas do segmento.
“Para a educação infantil, a apropriação da Língua Inglesa representa a participação social e a inserção num universo cultural novo, de maneira lúdica e brincante, através de aprendizagens no contexto do cotidiano escolar”, explica o professor José Ricardo de Oliveira Cunha, professor formador da Língua Inglesa na rede municipal.
As primeiras reuniões para o estabelecimento da parceria entre a Cambridge University Press & Assessment e a Secretaria Municipal de Educação aconteceram em 2021, ainda na pandemia. “Tal iniciativa, foi pioneira no Estado de São Paulo, no setor público”, contou Kátia Valle, gerente das coleções da Schools & Exams Cambridge University Press & Assessment Brasil, que fez uma parceria inédita com a rede municipal de ensino de Ribeirão Preto, que passou a utilizar o material didático do grupo.