Unindo-se aos outros dois corredores do eixo, obra vai ligar a cidade do Planalto Verde à Lagoinha
Foto: Fernando Gonzaga
Parte do eixo Leste-Oeste, a construção do corredor da Costábile Romano começou nesta quarta-feira, 21 de junho, após a assinatura da Ordem de Serviço, nas imediações do obelisco da Nove de Julho, ponto inicial do corredor.
Com cerca de 6 km de extensão, o corredor seguirá até a praça Winston Churchill, na Lagoinha, e também inclui a readequação de calçadas e de guias e sarjetas, ao longo do trecho.
A obra ainda inclui uma ciclovia de 7 km, que ligará os parques Curupira e Luís Carlos Raia.
Último dos 11 corredores de ônibus do Programa Ribeirão Mobilidade, o corredor vai cruzar oito bairros: Lagoinha, Ribeirânia, Nova Ribeirânia, City Ribeirão, Jardim Botânico, Bosque das Juritis, Jardim América e Vila Seixas.
Depois de prontos, os 11 corredores se unirão, formando uma faixa única e contínua de 56 km, cobrindo a cidade de ponta a ponta.
O corredor da Costábile começará na avenida Nove de Julho, a partir do cruzamento com a Independência, ponto em que a obra do décimo corredor termina. Dali, ele atravessa a avenida Portugal e percorre a Costábile Romano até o final, quando pega a Presidente Kennedy, cruzando com o corredor Castelo/Treze de Maio, na rotatória da marginal da Castelo, e seguindo pela Kennedy até a praça Winston Churchill, na Lagoinha.
De Leste a Oeste, mais de 23 km de pista contínua e exclusiva para ônibus
O eixo Leste-Oeste será formado por três corredores: D. Pedro I; Castelo/Treze de Maio e Costábile/Presidente Vargas. Já inaugurado, o primeiro corredor começa no Complexo Ribeirão Verde, passa pela Av. D. Pedro I, no Ipiranga, e termina nos Campos Elíseos, na Av. Fábio Barreto. O segundo corredor, nas avenidas Castelo Branco e Treze de Maio, começou a ser construído no mês passado, enquanto as obras do Corredor da Costábile acabam de começar.
Juntando os três corredores, o eixo Leste-Oeste terá 23 km e 700 metros e vai passar por 23 bairros, seis rotatórias e 13 ruas e avenidas.
O eixo Leste-Oeste em números
- 3 corredores de ônibus
- 23 km e 700 metros de extensão
- 23 bairros
- 10 avenidas
- 3 ruas
- 6 rotatórias
Os bairros por onde passa o eixo Leste-Oeste:
- Planalto Verde
- José Sampaio
- Ipiranga
- Vila Amélia
- Vila Albertina
- Alto do Ipiranga
- Vila Tibério
- Centro
- Santa Cruz
- Jardim Sumaré
- Vila Seixas
- Jardim Mosteiro
- Jardim Macedo
- Jardim Palma Travassos
- Jardim América
- Ribeirânia
- Bosque das Juritis
- Jardim Botânico
- City Ribeirão
- Nova Ribeirânia
- Jardim Manoel Pena
- Jardim Interlagos
- Lagoinha