O campus do Instituto Federal de Sertãozinho, por meio de sua Comissão de Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, está organizando a Mostra “Soluções Climáticas em Sertãozinho e no IFSP”, que integrará o “Circuito Urbano 2025”, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), agência que tem como objetivo promover cidades e comunidades sustentáveis, com moradia adequada para todos.
A Mostra apresentará ações realizadas pelo Município de Sertãozinho e pelo IFSP que visam à melhoria das condições climáticas no ambiente urbano, com o objetivo de promover maior conscientização e engajamento na construção de soluções que tornem o clima e a vida nas cidades mais sustentáveis.
Abordando o tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”, o Circuito Urbano 2025 está organizado em torno de quatro tópicos centrais: ação climática e meio ambiente urbano; moradia adequada no centro do planejamento urbano; redução das desigualdades urbanas e dados, inovação e cidades inteligentes.
O evento começa na sexta-feira, 31 de outubro, às 14h, e será realizado no campus do IFSP Sertãozinho. Com a participação de representantes da Reitoria do Instituto, do Município e da Comissão de Sustentabilidade, haverá uma mesa-redonda intitulada “Ações pela melhoria climática urbana”, além da exposição de banners sobre as temáticas da Mostra.
A jornalista Zulmira de Souza (Zuzu) fará uma palestra sobre “O papel da sociedade frente aos desafios climáticos urbanos”. Zuzu foi pioneira na comunicação socioambiental e idealizou o Repórter Eco, programa da TV Cultura no ar desde 1992, além de outros projetos sobre a temática em emissoras de televisão e redes sociais. É também criadora e diretora do @CanalPlanetária, no YouTube; idealizadora e cocriadora do movimento “Dançando com o Clima”; curadora de conteúdo e apresentadora da série de documentários “Trajetória do Ambientalismo Brasileiro”, produzida pelo Sesc TV/Unifesp e vice-presidente do Conselho Executivo do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola).
Já no sábado, dia 1º, das 9h às 13h, serão realizadas atividades voltadas à importância das abelhas nas soluções ambientais, além de uma feira de escambo, ações idealizadas por estudantes do campus Sertãozinho. O evento é aberto ao público.